Educação infantil e crianças com transtorno do espectro autista

uma proposta inclusiva em construção

Autores

  • Simone Catarina de Oliveira Rinaldo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Araraquara http://orcid.org/0000-0001-8018-1654
  • Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo Psicóloga, Doutora em Psicologia pela USP, Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Educação e Pós-graduação emEducação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras – Universidade EstadualPaulista (UNESP) http://orcid.org/0000-0001-6999-8647

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p219-241

Palavras-chave:

Educação Infantil, Transtorno do Espectro Autista, Processo Educacional

Resumo

A educação infantil constitui-se um ambiente promissor para se discutir mudanças nas concepções e atitudes da equipe escolar sobre a inclusão. O método de pesquisa utilizado foi a abordagem qualitativa, de natureza descritiva. Teve por objetivo identificar as propostas para inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em um município do interior paulista. Participaram do estudo três profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME) e os pais (pai e mãe) de duas crianças com TEA. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas que exploraram dois eixos principais - Eixo 1: propostas para a inclusão de crianças na Educação Infantil e Eixo 2: avaliação dos pais acerca do processo inclusivo dessas crianças na escola comum. Os resultados mostraram que a proposta inclusiva na Educação Infantil acontece por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), na modalidade da itinerância, modelo que não é o ideal na visão dos gestores e dos pais, porém, remete-nos a uma tentativa de atender toda a demanda das crianças nessa etapa da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Catarina de Oliveira Rinaldo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Araraquara

Doutora (2021) e Mestra (2016) em Educação Escolar, na linha de pesquisa "Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas", na Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Araraquara. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e especialização em Psicopedagogia Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e na área da Educação Especial. Atuou como psicopedagoga na Diretoria de Educação de Cajamar – SP, no período de 2008 a 2011, articulando o processo de ensino-aprendizagem nas situações de decisões com a equipe técnica pedagógica da Diretoria de Educação e com as unidades escolares envolvendo professores, gestores e comunidade. Está como professora ajunta no Ensino Fundamental 1, na prefeitura de Bauru.

Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo, Psicóloga, Doutora em Psicologia pela USP, Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Educação e Pós-graduação emEducação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras – Universidade EstadualPaulista (UNESP)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1986) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, relação família-escola, educacao especial, educação escolar e desenvolvimento humano

Referências

AFONSO, S. R. M. A inclusão escolar das crianças com autismo do Ciclo I do Ensino Fundamental: ponto de vista do professor. 2014, 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. (2015). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. Arlington: American Psychiatric Publishing.

ANJOS, A. R. dos. Cultura lúdica e infância: contribuições para a inclusão da criança com transtorno global do desenvolvimento. 2013. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Pedagógico da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

BANDEIRA, D. R., & Silva, M. A. Psicodiagnóstico em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista. In C. Bosa, & M. Teixeira (Orgs), Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica (pp. 43-62). São Paulo: Hogrefe, 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.

BASILIO, A.; MOREIRA, J. Autismo e escola: os desafios e a necessidade da inclusão. 2014. Disponível em: <http://educacaointegral.org.br/noticias/autismo-escola-os-

BRANDE, C. A.; ZANFELICE, C. C. A inclusão escolar de um aluno com autismo: diferentes tempos de escuta, intervenção e aprendizagens. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 25, n. 42, p. 43-56, jan./abr. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Brasília, MEC/SEB, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Resolução SE 68, Dez. 2017. Dispõe sobre o atendimento educacional aos alunos, público-alvo da Educação Especial, na rede estadual de ensino. Brasília, DF. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de

BRAUN, P.; MRIN, M. Práticas pedagógicas e a escolarização de estudantes com deficiência intelectual. In: OLIVEIRA, A. A. S.; FONSECA, K. A.; REIS, M. R. Formação de professores e práticas educacionais inclusivas. Curitiba: CRV, 2018.

CABRAL, C., & MARIN, A. Inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática da literatura. Educação em Revista, 33(142079), 1-30. DOI:https://doi.org:10.1590/0102-4698142079, 2017.

CHIOTE, F. A. B. A mediação pedagógica na inclusão da criança com autismo na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) 188 f. Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, 2011.

CIA, F.; BORGES, L.; CHRISTOVAM, A. C. C. Relação Família e Escola na Educação Infantil de Crianças Público Alvo da Educação Especial: Possibilidade e Desafios. In: CARNEIRO, R. U. C.; DALL'ACQUA, M. J. C.; CARAMORI, P. M. (Orgs). Educação Especial e Inclusiva: mudanças para a escola e sociedade. Jundiaí, Paco. Editorial, 2014.

CIA, F.; RODRIGUES, R. K. G. Ações do professor da sala de recursos multifuncionais com os professores das salas comuns, profissionais e familiares de crianças pré-escolares incluídas. Práxis Educacional, Vitória da Conquista v. 10, n. 16 p. 81-103. 2014.

CORREIA, H. C. A inclusão da criança com autismo em uma escola de educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) 186 f. Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, 2012.

COSSIO, A. P., PEREIRA, A. P. S., & RODRIGUEZ, R. C. C. (2017). Benefícios e nível de participação na intervenção precoce: perspectivas de mães de crianças com perturbação do espetro do autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, 23(4), 505-516. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382317000400003.

COSTA, F. A. S. C. Práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil: atividades lúdicas envolvendo crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), 120 f. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências: Bauru, 2015.

DALL’ACQUA, M. J. C. Atuação de professores do ensino itinerante face à inclusão de crianças com baixa visão na educação infantil. Paidéia, v.17, n.36, p.115-122, 2007.

DE VITTA, F. C. F. ; DE VITTA, A.; MONTEIRO, A. S. R. Percepção de professores de educação infantil sobre a inclusão da criança com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.16, n.3, p.415-428. 2010.

desafios-necessidade-da-inclusao/> Acesso em: 10 set.2016

DESSEN, M. A.; POLONIA, A. C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 17, n, 36, p. 21-32, 2007.

DIAS, R. I. R. A inclusão do aluno com transtorno do espectro autista na escola comum: desafios e possibilidades. Revista: EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, MS, 2019 – n° 9, Vol. 7.

Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão e Educação Especial, Brasília, DF, v. 4, n. 1, p. 7-17, jan./jun. 2008.

FERREIRA, R. F. A. Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista, na Educação Infantil: o desafio da formação de professoras. 2017. 161p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2017.

FIORINI, B. S. O aluno com transtornos do espectro do autismo na educação infantil: caracterização da rotina escolar. 145 f. Dissertação de Mestrado (Educação). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências: Marília, 2017.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

LÜDKE, J. P. R. Autismo e inclusão na educação infantil: um estudo sobre as crenças dos educadores. 2011. 27 f. Monografia. (Especialista em Psicologia Escolar e Educacional). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento. Porto Alegre, 2011.

LUZ, M. H. S. da; GOMES, C. A.; LIRA, A. Narrativas sobre a inclusão de uma criança autista: desafios à prática docente. Educación, v. XXVI, n. 50, p. 123-142, mar. 2017.

MARQUES, J. B.; GIROTO, C. R. M. Trabalho docente com alunos público-alvo da Educação Especial na Educação Infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. esp. 2, p. 895-910, 2016.

MATTOS, L.K.; NUERNBERG, A. H. Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo na educação infantil. Revista Brasileira de Educação Especial, Santa Maria, v. 24, n. 39, p. 129-142. 2011.

MENDES, E. G. Tendências atuais na área de formação do professor e a perspectiva de inclusão escolar. IN: MENDES, E. G. Inclusão marco zero: começando pelas creches. Araraquara/SP: Junqueira&Marin, 2010.

MENDES, E.G.; MALHEIRO, C.A.L. Salas de recursos multifuncionais: é possível um serviço “tamanho único” de atendimento educacional especializado? In: O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares / Theresinha Guimarães Miranda, Teófilo Alves Galvão Filho (org.). Salvador: EDUFBA, 2012.

RAPIN, I.; TUCHMAN, R.F.Whatis new in autism? Curr. Opin Neurol, v.21, n.2, p.143-9, 2008.

RINALDO, S. C. O. Processo educacional de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil: interconexões entre contextos. 130 f. Dissertação de Mestrado (Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras: Araraquara, 2016.

RODRIGUES, I. B.; ANGELUCCI, C. B. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 22, Número 3, Setembro/Dezembro de 2018: 545-555.

SANTOS, M. P.; DINIZ, C. N. A inclusão dos usuários com Transtorno de Espectro Autista pela prática do letramento informal na biblioteca escolar. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 92-106, dez./mar. 2018.

SCHMIDT, C., NUNES, D. R. P., PEREIRA, D. M., OLIVEIRA, V. F., NUERNBERG, A. H., & KUBASKI, C. Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas. Psicologia: Teoria e Prática, 18(1), 222-235, 2016.

SCHWARTZMAN, J. S. Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar : guia de orientação a professores [livro eletrônico]. -- São Paulo : Memnon, 2014. 1.004,23 Kb ; PDF

SIGOLO, S. R. R. L. Educação infantil e famílias como base para a escolarização inclusiva. In: CARNEIRO, R. U. C. et al. organizadoras. Educação especial e inclusiva: mudanças para a escola e sociedade. Jundiaí, Paco Editorial, 2014.

SILVA, N. L. P.; DESSEN, M. Deficiência mental e família: implicações para o desenvolvimento da criança. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 17, n. 2, p. 133-141, 2001.

SOLONCA, J. F. Autismo: Desafios do professor no convívio da Educação Infantil. Revista Redin., v. 6, n. 1, p. 1-11, out. 2017.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WELLICHAN, D. S. P.; FALEIRO, R. M. C. A inclusão de alunos autistas na educação infantil. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, 2017.

ZERBATO, A. P. O papel do professor de educação especial na proposta do coensino, 140 fls. Dissertação de mestrado em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

RINALDO, Simone Catarina de Oliveira; SIGOLO, Silvia Regina Ricco Lucato. Educação infantil e crianças com transtorno do espectro autista: uma proposta inclusiva em construção. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 219–241, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p219-241. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10920. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.