As políticas municipais de educação do/no campo em Vitória da Conquista- Bahia: um diálogo sobre a interrelação com a Política Nacional de Educação do Campo

Autores

  • Arlete Ramos dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
  • Luciene Rocha Silva Secretaria de Educação do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p648-673

Palavras-chave:

Educação do campo, Políticas públicas, Educação

Resumo

Este artigo traz o recorte de uma pesquisa de mestrado que objetivou analisar se as ações estruturantes e pedagógicas implementadas no município de Vitória da Conquista sobre a Educação do Campo estavam em consonância com a política nacional de Educação do Campo, que orientam o trabalho pedagógico e curricular nas escolas das áreas rurais. O método utilizado foi o Materialismo Histórico Dialético com enfoque na Pesquisa-Ação, tendo como sujeitos o secretário municipal de educação, coordenadores pedagógicos do núcleo da secretaria e coordenadores e diretores das unidades escolares selecionadas. Os resultados apontam para o distanciamento dos princípios estabelecidos pelas diretrizes, bem como a ausência de uma proposta que oriente os professores no desenvolvimento da sua prática pedagógica e no fortalecimento da identidade campesina.

Biografia do Autor

Arlete Ramos dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Pós-Doutorado em Educação e Movimentos Sociais pela UNESP, Doutora e Mestre em Educação (FAE/UFMG). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da UESB (PPGEd/Uesb); Profa. do PPGE/UESC; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – Gepemdecc/CNPq.

Luciene Rocha Silva, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Professora da Rede Estadual da Bahia; Mestre em Educação pelo PPGE/UESC; Coordenadora do Setor de Educação do MST; Membro do do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – Gepemdecc/CNPq.

Downloads

Publicado

26/06/2021

Como Citar

SANTOS, A. R. dos; SILVA, L. R. As políticas municipais de educação do/no campo em Vitória da Conquista- Bahia: um diálogo sobre a interrelação com a Política Nacional de Educação do Campo. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 648–673, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p648-673. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10944. Acesso em: 23 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos