O gênero resenha crítica mediado pelas TDIC em tempos de ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p883-901

Palavras-chave:

Produção escrita, Multiletramentos, TDIC, ensino remoto

Resumo

Este artigo pretende investigar o processo de apropriação do gênero resenha crítica, tendo as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) como recursos para construção de competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tal, amparamo-nos na teoria dos gêneros discursivos de Bakhtin (2011) e nos estudos desenvolvidos por Rojo e Barbosa (2015) e Moran (2018). Como sujeitos de pesquisa, este estudo contou com 5 alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual pública no interior paulista. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o Google Forms e os recursos disponibilizados gratuitamente por essa plataforma aos seus usuários, no período de 4 semanas consecutivas. 


Biografia do Autor

Paulo Alexandre Filho, Unesp-Marília

Possui graduação em Letras - Alemão pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Câmpus de Assis. Mestrado em Letras, na área de concentração de Linguagens e Letramentos, pela UNESP - Câmpus de Assis. Atualmente, professor efetivo do Quadro de Magistério, na Secretaria Estadual de Educação - SP, para o componente curricular de Língua Portuguesa. Doutorando em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP - Câmpus de Marília. 

Rubia Mara Lemes, Unesp-Assis

Mestra em Letras pela Unesp-Assis. Atualmente professora efetiva do Quadro de Magistério da Secretaria Estadual de Educação do Governo do Estado de São Paulo para o componente curricular de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

Daniela Nogueira de Moraes Garcia, Unesp-Assis

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FCL, UNESP-Assis, (1997), mestrado em Letras pela UNESP-Assis (2003) e doutorado em Estudos Linguísticos pela UNESP, IBILCE-São José do Rio Preto (2010). É Professora Assistente junto ao Departamento de Letras Modernas da UNESP-Campus de Assis . Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências,  UNESP-Marília e, na Faculdade de Ciências e Letras, no PROFLETRAS, UNESP-Assis. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: teletandem, novas tecnologias, formação inicial e continuada de professores, elaboração de material didático, língua portuguesa como adicional, multiletramentos, multimodalidades, ensino/ aprendizagem e língua inglesa.


Downloads

Publicado

26/06/2021

Como Citar

FILHO, P. A.; LEMES, R. M.; DE MORAES GARCIA, D. N. O gênero resenha crítica mediado pelas TDIC em tempos de ensino remoto. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 883–901, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p883-901. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11727. Acesso em: 23 set. 2021.

Edição

Seção

Dossiê "Múltiplas Perspectivas e Experiências no Ensino Remoto"