Educação e cuidado da primeira infância na Itália

narrativas sobre a experiência educativa Toscana

Autores

  • Luciane Pandini Simiano Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Clara Maria Silva Università degli Studi di Firenze

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p1-20

Palavras-chave:

Educação Infantil, Narrativa, Documentação Pedagógica

Resumo

O texto tematiza a abordagem italiana para educação infantil a partir da realidade toscana, objetivando conhecer o que narram as documentações pedagógicas sobre essa experiência educativa. Como recurso, apresentam-se elementos de uma pesquisa de doutorado em educação, realizada na cidade de Pistoia, na Itália. A proposição é que a documentação pedagógica é uma narrativa que oferece visibilidade à experiência educativa toscana. Considerando suas diferentes formas e tipos, encontraram-se, nas documentações, fios que constituem os princípios do sistema educativo toscano. O entrelaçamento dos fios acontece nas relações entre adultos e crianças. No gesto de documentar há a produção de um tecido narrativo capaz de visibilizar e sustentar a experiência nos serviços educativos da primeira infância.

Biografia do Autor

Luciane Pandini Simiano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade do Sul de Santa Catarina

Departamento Educação

Área: Educação e Infância

Clara Maria Silva, Università degli Studi di Firenze

Professora na Università degli Studi di Firenze no Dipartimento di Scienze della Formazione e Psicologia.

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Publicado

27/04/2022

Como Citar

SIMIANO, L. P.; MARIA SILVA, C. Educação e cuidado da primeira infância na Itália: narrativas sobre a experiência educativa Toscana. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 1–20, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p1-20. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13289. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Infância, narrativa e educação: diálogos pela alteridade