Processos formativos da coordenação pedagógica

o que revelam as pesquisas em educação publicadas no Brasil?

Autores

  • Greice Denker Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Andréia Roncáglio FURB
  • Rita Buzzi Rausch FURB

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p338-357

Palavras-chave:

Formação Continuada, Coordenação Pedagógica, Educação básica.

Resumo

Objetiva-se compreender processos formativos da coordenação pedagógica no Brasil. Mediante busca no banco de teses e dissertações da CAPES, publicadas entre 2010-2020, encontramos 17 pesquisas que constituíram o corpus de análise. Por meio de pesquisa qualitativa, do tipo Estado da Arte, analisamos as categorias: processos formativos dos coordenadores pedagógicos; metodologias privilegiadas nas formações continuadas e os resultados obtidos nas pesquisas. Os resultados indicam a necessidade de uma política de formação continuada específica, com pautas que contemplem a sua função formadora, buscando reflexões entre a teoria e a prática. Por fim, apresentamos tendências e lacunas identificadas nas pesquisas, constituindo possibilidades de investigações e de produção de novos conhecimentos.

Biografia do Autor

Andréia Roncáglio, FURB

Formada em Pedagogia e Letras, com especialização em Gestão Escolar. Mestranda em Educação do PPGE da FURB e integrante do grupo de pesquisa GPFORPE.

Rita Buzzi Rausch, FURB

Doutora em Educação UNICAMP. Pesquisadora da FURB/UNIVILLE e integrante do grupo de pesquisa GPFORPE e GETRAFOR.

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Publicado

23/12/2022

Como Citar

DENKER, G.; RONCÁGLIO, A.; RAUSCH, R. B. Processos formativos da coordenação pedagógica: o que revelam as pesquisas em educação publicadas no Brasil?. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 338–357, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p338-357. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13734. Acesso em: 9 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos