ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DO 9º ANO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMAÇARI-BA, SOB A PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA E DA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Adeline Cerqueira souza
  • Tereza Genoveva Nascimento Torezani Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n15p21

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Geografia, Livro didático

Resumo

Resumo:

As diferentes concepções teórico-metodológicas da ciência geográfica, assim como suas categorias, técnicas e ferramentas possibilitam o encaminhamento da disciplina Geografia de maneira mais completa no tocante à temática sustentabilidade, pois seu estudo compreende a relação entre o homem e a natureza, enfocando de maneira holística essa temática. A sustentabilidade, ainda se constitui em um tema novo dentro das escolas e dos livros didáticos, e como o mesmo, muitas vezes, se apresenta como a única ferramenta de trabalho nas escolas públicas, sendo, portanto, a base para o ensino-aprendizagem, fazendo-se necessário analisar conteúdos e metodologias adotadas para abordar a temática sustentabilidade na disciplina de Geografia. Sendo assim, o referente artigo analisa criticamente tais conteúdos e metodologias nos livros didáticos do Ensino Fundamental II – 9ª ano, adotados nas escolas do município de Camaçari-BA.

 

Biografia do Autor

Adeline Cerqueira souza

Obtive graduação em Geografia Bacharelado e licenciatura pela Universidade Católica do Salvador (2008) e obtive especialização em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2013).

Tereza Genoveva Nascimento Torezani, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2003), Especialização em Educação Geo-Ambiental pela FACSUl-BA (2007). Professora Auxiliar do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC - BA. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Ensino de Geografia atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Geografia da População e Metodologia de Ensino em Geografia.

Downloads

Publicado

22/08/2016

Como Citar

SOUZA, A. C.; TOREZANI, T. G. N. ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DO 9º ANO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMAÇARI-BA, SOB A PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA E DA SUSTENTABILIDADE. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 21, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n15p21. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1429. Acesso em: 28 set. 2023.

Edição

Seção

Artigos