BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: TRAMAS E ENREDOS PARA A INFÂNCIA BRASILEIRA

Autores

  • Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Flávia Maria de Menezes

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n16p30

Palavras-chave:

infância – experiência – currículo

Resumo

O artigo é resultante de uma leitura e reflexão da segunda versão preliminar do documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2016 pelo Ministério da Educação – MEC. Os propósitos deste texto é provocar pensamentos e questionamentos numa perspectiva de contribuir para o debate que se estabelece em torno do referido documento e seus impactos no contexto da educação infantil brasileira, especialmente no tocante às narrativas instituídas (e instituintes) para tratar dos temas infância, experiência, educação infantil e currículo. Conclui-se questionando a necessidade e pertinência de uma base curricular nacional.


Warning: file_put_contents(): Only -1 of 23 bytes written, possibly out of free disk space in /var/www/sites-maceio/institucional/ufal/seer/lib/pkp/classes/cache/FileCache.inc.php on line 90

Biografia do Autor

Flávia Maria de Menezes

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PROPED da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professora EBTT do Colégio Pedro II campus São Cristóvão I.

Downloads

Publicado

29/12/2016

Como Citar

AQUINO, L. M. M. L. L. de; DE MENEZES, F. M. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: TRAMAS E ENREDOS PARA A INFÂNCIA BRASILEIRA. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 30, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16p30. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2409. Acesso em: 28 mar. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)