BIBLIOTECA ESCOLAR ENQUANTO ESPAÇO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE COIBIÇÃO DO BULLYING

Autores

  • Elita Vanessa Ferreira Silva Faculdade Mauricio de Nassau
  • Nelma Camelo Araujo Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p98

Palavras-chave:

Biblioteca escolar. Bullying. Prevenção. Bibliotecário escolar. Mediação da leitura.

Resumo

O bullying tem como marca o desrespeito e a intolerância impregnados nas relações humanas dentro do contexto social. E suas consequências para com as vítimas, os agressores e as testemunhas são irreversíveis pelo trauma causado, como também ocorre um prejuízo na aprendizagem dos alunos afetados por essa problemática. Assim, o presente ensaio pretende discutir a contribuição do profissional da biblioteca enquanto mediador no processo de coibir o bullying no contexto escolar, essa discussão foi realizada na Escola Municipal Luiza de França em União dos Palmares/AL, com a anuência registrada formalmente da direção da escola e a respectiva professora do Fundamental I. A professora orientou os alunos a responderem a um questionário sobre a percepção desses alunos sobre bullying, causas e atitude da escola na coibição dessa pratica, e também sobre a atuação do profissional da biblioteca em auxiliar a minimizar esse comportamento na escola . Os resultados apontaram que mesmo a escola não mantendo em seu quadro um profissional bibliotecário o espaço da biblioteca e em consonância com a literatura estudada, o profissional da biblioteca pode contribuir como mediador na coibição do bullying na escola, essa contribuição é possível mediante a parceria entre o profissional da biblioteca e os professores da escola junto com os pais dos alunos.

Biografia do Autor

Elita Vanessa Ferreira Silva, Faculdade Mauricio de Nassau

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas. Bibliotecária da Faculdade Mauricio de Nassau.

Nelma Camelo Araujo, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta II no Curso de Biblioteconomia da UFAL. Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão Estratégica da Informação e Bacharel em Biblioteconomia, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

30/08/2017

Como Citar

SILVA, E. V. F.; ARAUJO, N. C. BIBLIOTECA ESCOLAR ENQUANTO ESPAÇO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE COIBIÇÃO DO BULLYING. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 98, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n18p98. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2430. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos