BNCC: UM CURRÍCULO INTEGRADOR DA INFÂNCIA BRASILEIRA?

Autores

  • Suely Amaral Mello Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Greice Ferreira da Silva Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n16p66

Palavras-chave:

Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Base Nacional Curricular Comum, articulação entre educação infantil e ensino fundamental.

Resumo

Queremos com este artigo analisar a BCNN buscando detectar nela a existência de uma intenção de tratamento integrado à infância de 0 a 12 anos, o que envolve uma necessária articulação entre a educação infantil e o ensino fundamental que supere as rupturas que têm marcado a educação básica e que distanciam e, por vezes, antagonizam as propostas pedagógicas tanto internamente na Educação Infantil – quando se constata um hiato entre o tratamento dispensado às crianças de 0 a 3 anos e depois entre 4 a 6 anos – como entre esta e o Ensino Fundamental. Entendemos que sem esta articulação intencionalmente pensada no nível dos conceitos - que apontem para a criança de 0 a 12 anos como uma mesma criança que passa por diferentes unidades educacionais - e explicitamente apontada no texto do documento, o ensino fundamental continuará a pressionar a educação infantil no sentido de antecipar aprendizagens próprias do ensino fundamental, especialmente quando consideramos a idade de ingresso das crianças no Ensino Fundamental. Por isso, para dimensionar a proposição e as condições para a concretização da educação infantil do ponto de vista do que propõe o documento da BNCC, não basta olhar apenas para a educação infantil: é urgente observar também o que se propõe ao ensino fundamental. Para a discussão a que nos propomos, nosso olhar será orientado pela teoria histórico-cultural.

Biografia do Autor

Greice Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora Adjunto do Departamento de Educação no Centro de Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina - UEL

Downloads

Publicado

29/12/2016

Como Citar

MELLO, S. A.; DA SILVA, G. F. BNCC: UM CURRÍCULO INTEGRADOR DA INFÂNCIA BRASILEIRA?. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 66, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16p66. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2432. Acesso em: 25 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)