O QUE É BÁSICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?

Autores

  • Maria Carmen Silveira Barbosa UFRGS
  • Silvia Helena Vieira Cruz Faculdade de Educação - UFC
  • Paulo Sergio Fochi Unisinos
  • Zilma de Moraes Ramos de Oliveira USP

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n16p11

Palavras-chave:

Currículo – Educação Infantil – Base Nacional Comum Curricular

Resumo

Partindo do contexto brasileiro em relação à educação de crianças pequenas, o presente artigo coloca em discussão a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, continuando o diálogo que temos estabelecido com nossos colegas professores, pesquisadores e militantes desde o início desse processo. É destacado o papel desempenhado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), não apenas pelo seu caráter normativo, mas especialmente por evidenciar um amadurecimento da epistemologia do trabalho com as crianças em instituições educativas, e são apresentados os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, os campos de experiência propostos, concluindo com um alerta para as condições necessárias para a implantação da Base.

Biografia do Autor

Silvia Helena Vieira Cruz, Faculdade de Educação - UFC

Professora titular do Departamento de Estudos Especializados da  Faculdade de Educação  da UFC. Atua na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira na área de Educação Infantil.

Downloads

Publicado

29/12/2016

Como Citar

BARBOSA, M. C. S.; CRUZ, S. H. V.; FOCHI, P. S.; OLIVEIRA, Z. de M. R. de. O QUE É BÁSICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 11, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16p11. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2492. Acesso em: 20 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.