FORMAÇÃO DE LEITORES: QUESTÕES SOBRE A DIMENSÃO POLÍTICA DA MEDIAÇÃO DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p01Palavras-chave:
Formação do leitor. Mediação. Didática. Política.Resumo
A formação do leitor, compreendida como processo de apropriação de conhecimentos por meio de práticas sociais de leitura, requer o desenvolvimento de habilidades para apropriar-se de textos visando à transformação da realidade. Pautado no marco teórico sócio-interacionista da aprendizagem e da linguagem (BAKHTIN, 2012; VIGOTISKY, 1989, 1991), e teóricos críticos da educação e da didática (FREIRE, 2011; CANDAU, 2008), refletiremos sobre: 1) os saberes didático-pedagógicos mediadores entre o sujeito e os textos; e 2) a Didática, processo de reflexão sobre a mediação pedagógica, de natureza multidimensional e caráter político. No atual cenário político do país, é necessário recuperar o caráter emancipatório da leitura por meio da mediação leitora e do ensino e aprendizagem.
Warning: file_put_contents(): Only -1 of 23 bytes written, possibly out of free disk space in /var/www/sites-maceio/institucional/ufal/seer/lib/pkp/classes/cache/FileCache.inc.php on line 90
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido o download e compartilhamento dos conteúdos licenciados desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao autor. Não podem ser feitas modificações e nem utilizar o conteúdo para fins comerciais.