Aprendizagens ativas: história regional e docentes da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p356-372

Palavras-chave:

Ensino. História Regional. Professores. Educação Básica.

Resumo

O ensino da História Regional ou Local normalmente impõe restrições aos docentes da Educação Básica, especialmente àqueles que conduzem as aulas de História. A falta de material didático e a insuficiência de uma formação complementar do professor são algumas das dificuldades. O propósito desse artigo é apresentar uma ação educativa na área de História, destinada aos professores da Educação Básica que atuam na região política Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. O objetivo da ação foi proporcionar debates, diálogos, material didático e oficinas abordando a temática, o povoamento pré e pós-contato com o europeu no referido território. O caminho metodológico seguido para esse artigo foi a narrativa histórica a partir de revisão bibliográfica e descritiva das ações educativas. Foram atendidos 205 professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e privada.

Biografia do Autor

Marcos Rogério Kreutz, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Bolsista Pós doc da CAPES no Programa de Pós-graduação em Ensino da UNIVATES.

Neli Galarce Machado, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Professora do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento da UNIVATES.

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Publicado

31/08/2018

Como Citar

KREUTZ, M. R.; MACHADO, N. G. Aprendizagens ativas: história regional e docentes da Educação Básica. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 356–372, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p356-372. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4138. Acesso em: 29 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos