RECHERCHE BIOGRAPHIQUE EN ÉDUCATION ET JEUNESSE : ENTRETIEN AVEC CHRISTINE DELORY-MOMBERGER ET VALÉRIE MELIN | PESQUISA BIOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO E JUVENTUDE: ENTREVISTA COM CHRISTINE DELORY-MOMBERGER E VALÉRIE MELIN

Autores

  • Rosemeire Reis Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Camila Aloisio Alves Professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis - FMP

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p01

Palavras-chave:

Biographical. Education. Youth. Biografia. Educação. Juventude.

Resumo

L’entretien avec la Professeure Christine Delory Momberger et la Professeure Valérie Melin porte sur la thématique de la jeunesse au regard de la Recherche Biographique en Éducation (RBE). En retraçant les bases épistémologiques et historiques de la RBE  d’après son développement dans le scénario français, les auteurs mettent l’accent sur le dialogue entre la RBE et les études sur la jeunesse. À partir de ce regard, les études font émerger et préserver la dimension de « sujet » des jeunes et sa construction au sein de la société.

A presente entrevista com as professoras Christine Delory-Momberger e Valerie Melin explora a temática da juventude segundo a abordagem da Pesquisa Biográfica em Educação (PBE). A partir de uma descrição das bases epistemológicas e históricas da PBE e segundo seu desenvolvimento no cenário francês, as professoras abordam o diálogo entre a PBE e os estudos sobre a juventude. Segundo esta perspectiva, os estudos biográficos contribuem para colocar em relevo a dimensão singular dos jovens e sua construção no seio da sociedade.

Biografia do Autor

Rosemeire Reis, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

É professora do Centro de Educação, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na graduação e pós- graduação em Educação; com doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação da Profa. Dra. Helena CohariK Chamlian e pós-doutorado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot. É líder do grupo “Juventudes, Culturas e Formação” (UFAL) e integrante do grupo “Profissão Docente: desafios contemporâneos” (USP). Dentre outras publicações, é autora do livro “Professores da escola púbica e a educação escolar de seus filhos: uma contribuição para o estudo da profissão docente” (2006) e recentemente do artigo “Experiência escolar de jovens/alunos do ensino médio: os sentidos atribuídos à escola e aos estudos”, publicada pela Revista “Educação e Pesquisa” (2012).

Camila Aloisio Alves, Professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis - FMP

Psicóloga, professora e pesquisadora em saúde publica. Pós doutora pela Université Paris 13 Sorbonne Paris Cité. Doutora em ciências da saúde pelo Instituto Nacional da Criança, da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira - IFF/Fiocruz. Professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis - FMP. Autora do livro Tessituras do Cuidado: as condições crônicas de saúde da criança e do adolescente pela Editora Fiocruz. Desde 2009 atua na formação de profissionais da saúde e dedica suas pesquisas à compreender os fenômenos sociais em torno das relações de cuidado e doenças crônicas.

Publicado

29/04/2018

Como Citar

REIS, R.; ALVES, C. A. RECHERCHE BIOGRAPHIQUE EN ÉDUCATION ET JEUNESSE : ENTRETIEN AVEC CHRISTINE DELORY-MOMBERGER ET VALÉRIE MELIN | PESQUISA BIOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO E JUVENTUDE: ENTREVISTA COM CHRISTINE DELORY-MOMBERGER E VALÉRIE MELIN. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 01, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n20p01. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4652. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.