Apresentação - Dossiê "Estudantes da Universidade, narrativas e relação com o saber"

Autores

  • Rosemeire Reis Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Soledad Vercellino UNCOMA-Universidade Nacional de Rio Negro (UNRN) - Argentina
  • Valérie Melin Université de Lille – France

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35pi-xiii

Palavras-chave:

Relação com o saber, Narrativa, Estudos universitários

Resumo

Este dossiê temático denominado “Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber” é uma das atividades da rede de colaboração, no Brasil coordenada por Rosemeire Reis Universidade Federal de Alagoas - Brasil, na Argentina, por Soledad Vercellino, das Universidades Nacionais de Comahue e Rio Negro (Argentina); na França por Valérie Melin, na Universidade de Lille. Esta parceria baseia-se num interesse comum em torno da investigação teórico-metodológica sobre a relação com o saber das juventudes e pessoas adultas estudantes da universidade, a partir das narrativas para pesquisar os sentidos atribuídos às diferentes dimensões da vida universitária. O dossiê amplia e potencializ os diálogos sobre essa temática de pesquisa, mediante a socialização de produções teóricas e estudos empíricos que contribuem para reflexões sobre possibilidades e limites dos estudos com as narrativas para investigar a relação com o mundo, com os outros e com si mesmos de estudantes universitários/as em contextos políticos, econômicos, históricos e culturais de diferentes países. É composto por duas importantes entrevistas: a primeira com um dos principais expoentes da teoria da relação com o saber, Prof. Bernard Charlot (Universidade Federal de Sergipe). A outra entrevista, com a fundadora da pesquisa biográfica em educação na França, a Profa. Dra. Christine Delory-Momberger e, também, por treze artigos de renomados pesquisadores/as do Brasil, Argentina, México e da França. Os artigos que integram o dossiê são organizados em dois grandes grupos: por um lado, uma série de estudos que incidem sobre os sentidos atribuídos às diferentes dimensões do percurso universitário, com seus desafios subjetivos e objetivos, que incidem em processos identitários de jovens e pessoas adultas, na construção de si como estudantes. E, por outro lado, investigações que exploraram o valor heurístico das noções de relação com o saber e investigação narrativa, em suas diferentes vertentes, para o estudo da formação de professores e em relação a certos conhecimentos didáticos e disciplinares.

Downloads

Publicado

31/08/2022

Como Citar

REIS, R. .; VERCELLINO, S. .; MELIN, V. . Apresentação - Dossiê "Estudantes da Universidade, narrativas e relação com o saber". Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. i-xiii, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35pi-xiii. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14048. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Editorial