As relações com os saberes a partir de narrativas (auto)biográficas de estudantes universitários/as em educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p222-237

Palavras-chave:

Relação com o saber, Interseccionalidades, Estudantes, Formação inicial.

Resumo

Esta investigação apresenta encaminhamentos de um grupo de pesquisa, na tentativa de ampliar e aprofundar os entendimentos da educação física como área de intervenção pedagógica, ancorada na teoria da relação com o saber. O objetivo é situar as escolhas metodológicas baseadas nas narrativas (auto)biográficas – caracterizadas como narrativas de saberes – de estudantes universitários/as que são membros/as do grupo. No âmbito do grupo há professores/as e estudantes que buscam possibilidades para coordenar consensualmente suas investigações de modo crítico, colaborativo e emancipatório. Os achados abrangem a complexidade da educação física a partir das narrativas, que se entrelaçam na mobilização para aprender. Conclui-se que os/as estudantes se tornam professores/as-pesquisadores/as ao compreenderem as próprias relações com os saberes.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. As relações com os saberes a partir de narrativas (auto)biográficas de estudantes universitários/as em educação física. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 222–237, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p222-237. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13747. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"

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