Semelhanças e diferenças entre as propostas curriculares do Estado e do Município de São Paulo: uma análise a partir das Teorias de Currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p49-74

Palavras-chave:

Definições de Currículo, Formação de professores, Políticas públicas

Resumo

Este trabalho aborda inicialmente definições de currículo segundo autores especializados buscando identificar aspectos divergentes e convergentes a partir de uma pesquisa bibliográfica. A partir deste referencial teórico foram analisadas as propostas curriculares do Estado de São Paulo e do Município de São Paulo a fim de compará-las visando determinar suas principais diferenças e semelhanças. Assim, busca-se avaliar possíveis impactos e consequências dos alinhamentos teóricos das duas propostas com relação a importantes elementos que norteiam e estruturam os sistemas educacionais, como a formação de professores, os sistemas de avaliação, a prescrição de conteúdos, o uso de tecnologias, os projetos e abordagens interdisciplinares nos processos de ensino e aprendizagem, entre outros.

Biografia do Autor

Luís da Silva Campos, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Graduado em Licenciatura plena em Física pela UFMG (1996), Mestre (2010) e Doutor (2016) em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atuou como professor de Física do Ensino Fundamental e Médio em Escolas públicas e particulares de Minas Gerais, Bahia e São Paulo, desde 1992. Atuou como professor de Física Teórica e Experimental nos cursos de Licenciatura plena em Matemática, Engenharias, Química e Ciência da Computação na Universidade Guarulhos (UnG). Atuou também como professor de Física Teórica e Experimental nos cursos de Engenharias do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) de 2012 a 2017. Desenvolve pesquisa sobre o papel da Matemática na solução de problemas experimentais de Física, sobre as diversas concepções que abordam a natureza da Matemática e da Física, como essas concepções impactam no Ensino da Física e da Matemática e as Tensões nos Discursos dos alunos durante a realização das atividades experimentais.

Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Bacharel (1988) e Licenciado (1996) em Física pelo Instituto de Física da USP. Mestre (1991) e Doutor (1997) em Ciências pelo Instituto de Física da USP. Professor Titular e Doutor do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, Rua Galvão Bueno, 868, Liberdade, CEP 01506-000, 11-3385-3000, onde desenvolve pesquisas sobre metodologias e estratégias de ensino de Física e Matemática, utilização de abordagens temáticas e do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Educação Ambiental e formação para a cidadania e desenvolvimento de valores e atitudes. Coordenador da Especialização em Matemática (presencial) e Ensino de Matemática (EAD).

Maria Vanusia de Oliveira Silva, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) EMEF José Américo de Almeida

Licenciada em Matemática e Ciências pela Unicsul (1997). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Aldeia de Carapicuíba (FALC) (2012). Especialista em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2015). Professora Efetiva de Matemática na rede pública do Estado de São Paulo, onde leciona desde 1996. Professora Efetiva da rede pública do Município de São Paulo, onde leciona desde 2000. Coordenadora Pedagógica na EMEF José Américo de Almeida.

Migdalia Rodríguez Cabrera, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Graduação em Educação - Especialidade Física e Astronomia pelo Instituto Superior Pedagógico de Guantánamo (1992). Possui Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica – SP (2012). Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul. Possui experiência na área de Educação, com ênfase nos processos de Ensino-Aprendizagem, atuando com os temas: Currículo prescrito, Estatística, Ensino de Física e Astronomia.

Downloads

Publicado

25/04/2019

Como Citar

CAMPOS, L. da S.; ARAÚJO, M. S. T. de; SILVA, M. V. de O.; CABRERA, M. R. Semelhanças e diferenças entre as propostas curriculares do Estado e do Município de São Paulo: uma análise a partir das Teorias de Currículo. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 49–74, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p49-74. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4729. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos