Trabalhando quadriláteros em smartphones: alunos de uma escola pública descobrindo e produzindo propriedades
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p164-190Palavras-chave:
Dispositivos móveis, FreeGeo, Toques em tela, Quadriláteros.Resumo
Dispositivos móveis podem contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem. O artigo ilustra respostas de alunos e suscita, a partir delas, reflexões sobre descobertas geométricas produzidas por estudantes em atividades com o FreeGeo. A intervenção pedagógica ocorreu em uma turma do Ensino Médio, e as atividades visavam ao aprendizado de quadriláteros com foco na identificação, na conceituação e na análise de propriedades. Foram usadas como forma de coleta de dados: respostas para as tarefas, registros escritos dos pesquisadores, observações e conversas ao longo das aulas. Ações como mexer, mover e aumentar foram evidenciadas na análise e podem passar a compor um novo vocabulário dos sujeitos e das atividades sobre quadriláteros com dispositivos móveis de geometria dinâmica.
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