EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: FORMAÇÃO, IDENTIDADES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Autores

  • Luiz Alberto da Silva Correia UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL http://orcid.org/0000-0003-1854-7015
  • Diego Januário dos Santos UFAL
  • Anamelea de Campos Pinto UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n17p204

Palavras-chave:

formação de professores, educação infantil, identidade profissional.

Resumo

A resenha foi escrita sobre a obra "Educação de infância: formação, identidades e desenvolvimento profissional", publicada em 2015 pela Facto (Portugal) e Edufal (Brasil), organizada pelos professores Cleriston Izidro dos Anjos e Fernando Ilídio Ferreira. Apresenta a compilação das 09 produções teórico-práticas realizadas por um 13 professores pesquisadores, que retratam suas experiências e considerações de modo reflexivo e dialético sobre a formação e desenvolvimento de professores, Educação Infantil e identidade. Os cenários dos estudos correspondem ao Brasil e Portugal. A obra reúne as colocações de experientes educadores de nacionalidades e realidades distintas, mas com objetivos complementares. Sob olhares teórico-metodológicos diversos, os trabalhos constroem discussões pertinentes e atuais que servem de referencial para novos estudos realizados na área, pois os aspectos tratados pelos pesquisadores são norteados por questões que emergem do campo educacional. Cada capítulo é comentado na sequência em que aparece na obra. Após a apresentação de cada obra, indicamos a leitura da coletânea analisada, principalmente porque a mesma traz discussões sobre os processos formativos docentes e a Educação Infantil que necessitam de mais estudos aprofundados e abragentes, para que tanto educadores quanto discentes envolvam-se num cenário em que o conhecimento se construa e se amplie com recursos e planos alinhados à realidade da escola, da criança, da família e do professor.

Biografia do Autor

Luiz Alberto da Silva Correia, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

Mestrando em Educação Brasileira (Universidade Federal de Alagoas - UFAL), linha Tecnologias da Informação e Comunicação, edital 2015, com projeto de pesquisa sobre a utilização da metodologia de arte sequencial (quadrinhos), crianças e formação de professores utilizando dispositivos móveis.

Downloads

Publicado

16/04/2017

Como Citar

DA SILVA CORREIA, L. A.; SANTOS, D. J. dos; PINTO, A. de C. EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: FORMAÇÃO, IDENTIDADES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 204, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n17p204. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2708. Acesso em: 22 out. 2021.

Edição

Seção

Resenhas