Letramento digital no ensino médio: um estudo do gênero fanfiction nas aulas de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p331-348

Palavras-chave:

Multiletramentos. Linguagem. Ensino-aprendizagem Tecnologias Digitais. Fanfiction.

Resumo

Este artigo investigou o uso da linguagem, vinculada às tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa a partir do gênero fanfiction. Para realizar a investigação, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e de campo que envolveu a aplicação de questionário virtual para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola da Rede Pública Estadual de Minas Gerais. A fundamentação teórica advém das contribuições de autores que discutem linguagem, fanfiction, tecnologias digitais, bem como as práticas de letramento contemporâneo. Os resultados evidenciam que é possível inserir a fanfiction no contexto da sala de aula, favorecendo a implantação de novos letramentos, bem como a interação entre sujeito, leitura e escrita nos ambientes virtuais.

 

Biografia do Autor

Andreia Teixeira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduada em Pedagogia e Letras com licenciatura plena em Português e Espanhol pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) em 2004. É especialista em Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos pelo (UNI-BH) em 2005. Também possui especialização em Psicopedagogia e Docência no Ensino Superior (2017). É Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG) e doutoranda em Linguística e Literatura de Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Investiga proficiência leitora, letramentos, letramento acadêmico, TICs, formação docente e avaliação educacional.  Possui experiência no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa nas redes pública e particular desde o ano de 2004.

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Suzana dos Santos Gomes É Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós Doutorado na Universidade de Lisboa e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME), UNIVERSITATIS e PRODOC. Professora e Pesquisadora do Programa a de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - PROMESTRE - Mestrado Profissional em Educação e Docência (FaE/UFMG).  Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas, avaliação educacional, gestão escolar, formação de professores, tecnologias digitais, o ensino e as práticas de leitura.

E-mail:suzanasgomes@fae.ufmg.br

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Publicado

31/08/2019

Como Citar

TEIXEIRA, A.; GOMES, S. dos S. Letramento digital no ensino médio: um estudo do gênero fanfiction nas aulas de Língua Portuguesa. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 331–348, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p331-348. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7014. Acesso em: 27 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê “Tecnologias e educação: usos, efeitos e reflexões sobre a formação no cotidiano das instituições educacionais”

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