O QUE SÃO OS PCN? O QUE AFIRMAM SOBRE A LITERATURA?

Autores

  • Alaim Souza Neto UDESC - Universidade do estado de Santa Catarina e UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n12p112

Palavras-chave:

Ensino de Literatura. Letramento Literário. Orientações Curriculares.

Resumo

O artigo é um recorte da dissertação “FORMAÇÃO do LEITOR e CÂNONE LITERÁRIO: relações entre as Orientações Curriculares e as práticas docentes”. A pesquisa teve como objetivo investigar as atuais abordagens teóricas e práticas sobre leitura, cânone e ensino de literatura presentes no documento. A exposição do objetivo educacional dos PCN e seu debate, seguido da abordagem da concepção de leitura literária no ensino fundamental e por fim no ensino médio são as três grandes discussões do artigo. A metodologia utilizada foi uma análise documental dos discursos presentes nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006).  Como conclusão, é evidente que os PCN+ (2002) não conseguiram resolver a falta de clareza e discussão teórica que os PCNEM (1999) apresentaram. Essa e outras questões são apresentadas no artigo.

Biografia do Autor

Alaim Souza Neto, UDESC - Universidade do estado de Santa Catarina e UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação pela UDESC na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia. Investiga o processo de ensino-aprendizagem em mundos virtuais 3D por meio de Experimentação Remota, como também inovações curriculares no espaço escolar sob orientação da Profa. Geovana Mendonça Lunardi Mendes. Mestre em Educação pela UNESC com pesquisa sobre a leitura e cânone literário. Especialista em literatura brasileira e construção do texto pelas faculdades Bagozzi de Curitiba. Graduação em letras com habilitação em português/italiano pela UFSC. Membro pesquisador do grupo AULAS CONECTADAS - Mudanças Curriculares e aprendizagem colaborativa entre as escolas do PROUCA em SC, além de questões da língua portuguesa do grupo littera da UNESC. Atualmente, está enquadrado no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina lotado na Secretaria de Gestão de Pessoas. Atua como Professor de Leitura e Produção Textual na Univ. São José e Consultor educacional à Coordenação Pedagógica do Colégio Extensão-X. Escreve sobre educação para jornais regionais. Leciona disciplinas de língua portuguesa (gramática, redação e literatura), italiano, metodologia da pesquisa e gestão do conhecimento, em colégios públicos, particulares, cursos superiores de graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

29/12/2014

Como Citar

NETO, A. S. O QUE SÃO OS PCN? O QUE AFIRMAM SOBRE A LITERATURA?. Debates em Educação, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 112, 2014. DOI: 10.28998/2175-6600.2014v6n12p112. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/797. Acesso em: 30 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos