A manifestação do “Prêmio de Beleza” na área de Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p200-213

Palavras-chave:

Prêmio de Beleza. Avaliação de professores

Resumo

Neste artigo, busca-se investigar se existe relação entre a beleza dos professores e a avaliação docente realizada pelos alunos, atribuindo vantagens aos professores percebidos como mais atrativos. Por meio de uma revisão de literatura, foram analisadas publicações que tratam do tema, buscando identificar se existe manifestação do “prêmio de beleza” em sala de aula e se ocorre maior incidência para um determinado gênero. Os resultados demonstraram que o nível de atratividade percebido nos professores impacta significativamente nas avaliações de ensino. Além disso, os artigos estudados revelam que,de modo geral, há maior incidência do “prêmio de beleza” para os homens, tendo as professoras mulheres recebido avaliações significativamente menores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edinéia Woiciekovski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestre em Administração pela PUCPR. bacharel em Administração pela UNIVILLE.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutora e Mestre em Educação, Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior, Licenciada em Pedagogia, e Bacharel em Direito. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Editora da Revista Diálogo Educacional – PUCPR.

Referências

ANDREONI, J.; PETRIE, R. Beauty, gender and stereotypes: Evidence from laboratory experiments. Journal of Economic Psychology, v. 29, n. 1, p. 73–93, fev. 2008. https://doi.org/10.1016/j.joep.2007.07.008

BERGGREN, N.; JORDAHL, H.; POUTVAARA, P. The looks of a winner: Beauty and electoral success. Journal of Public Economics, v. 94, n. 1–2, p. 8–15, fev. 2010. https://doi.org/10.1016/j.jpubeco.2009.11.002

BIDDLE, J. E.; HAMERMESH, D. S. Beauty, Productivity, and Discrimination: Lawyers’ Looks and Lucre. Journal of Labor Economics, v. 16, n. 1, p. 172–201, jan. 1998. https://doi.org/10.1086/209886

BORLAND, J.; LEIGH, A. Unpacking the beauty premium: What channels does it operate through, and has it changed over time? Economic Record, v. 90, n. 288, p. 17–32, dez. 2014. https://doi.org/10.1111/1475-4932.12091

DERYUGINA, T.; SHURCHKOV, O. Does beauty matter in undergraduate education? Economic Inquiry, v. 53, n. 2, 940–961, out. 2015a. https://doi.org/10.1111/ecin.12152

DERYUGINA, T.; SHURCHKOV, O. (2015b). Now you see it, now you don’t: The vanishing beauty premium. Journal of Economic Behavior & Organization, v. 116, p. 331–345, ago. 2015b. https://doi.org/10.1016/j.jebo.2015.05.007

DOORLEY, K., SIERMINSKA, E. Myth or fact? The beauty premium across the wage distribution in Germany. Economics Letters, v. 129, p. 29–34, abr. 2015. https://doi.org/10.1016/j.econlet.2015.01.033

EAGLY, A. H.; ASHMORE, R. D.; MAKHIHANI, M. G.; LONGON, L. C. What is beautiful is good, but...: A meta-analytic review of research on the physical attractiveness stereotype. Psychological Bulletin, v. 110, n. 1, p. 109–128, 1991. Retrieved from www.apa.org/pubs/journals/bul/

FEINGOLD, A. Good-looking people are not what we think. Psychological Bulletin, v. 111, n. 2, 304–341, mar. 1992. https://doi.org/10.1037/0033-2909.111.2.304

HAMERMESH, D. S.; ABREVAYA, J. Beauty is the promise of happiness? European Economic Review, v. 64, p. 351–368, nov. 2013. https://doi.org/10.1016/j.euroecorev.2013.09.005

HAMERMESH, D. S., BIDDLE, J. E. Nber Working Paper Series Beauty and the Labour Market, n. 4518, nov. 1993.

HAMERMESH, D. S.; PARKER, A. Beauty in the classroom: Instructors’ pulchritude and putative pedagogical productivity. Economics of Education Review, v. 24, n. 4, p. 369–376, ago. 2005. https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2004.07.013

JOHNSON, N. D.; MISLIN, A. A. Trust games: A meta-analysis. Journal of Economic Psychology, v. 32, n. 5, p. 865–889, oct. 2011. https://doi.org/10.1016/j.joep.2011.05.007

KALICK, S. M.; ZEBROWITZ, L. A., LANGLOIS, J. H.; JOHNSON, R. M. Does human facial attractiveness honestly advertise health? longitudinal data on an evolutionary question. Psychological Science, v. 9, n. 1, p. 8–13, jan. 1998. https://doi.org/10.1111/1467-9280.00002

KANAZAWA, S.; KOVAR, J. L. Why beautiful people are more intelligent. Intelligence, v. 32, n. 3, p. 227–243, may 2004. https://doi.org/10.1016/j.intell.2004.03.003

LANGLOIS, J. H.; KALAKANIS, L.; RUBENSTEIN, a J.; LARSON, A.; HALLAM, M.; SMOOT, M. Maxims or myths of beauty? A meta-analytic and theoretical review. Psychological Bulletin, v. 126, n. 3, p. 390–423, may 2000. https://doi.org/10.1037/0033-2909.126.3.390

LANGLOIS, J. H.; RITTER, J. M.; ROGGMAN; L. A., VAUGHN, L. S. Facial Diversity and Infant Preferences for Attractive Faces. Developmental Psychology, v. 27, n. 1), p. 79–84, 1991. disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.319.5468&rep=rep1&type=pdf

MENDEZ, J. M.; MENDEZ, J. P. Student inferences based on facial appearance. Higher Education, v. 71, n. 1, p. 1–19, jan. 2016. https://doi.org/10.1007/s10734-015-9885-7

MOBIUS, M. M.; ROSENBLAT, T. S. Why Beauty Matters. American Economic Review, p. 222–235, 2005. https://doi.org/10.1038/nature14443

PARRETT, M. Beauty and the feast: Examining the effect of beauty on earnings using restaurant tipping data. Journal of Economic Psychology, v. 49, p. 34–46, aug. 2015. https://doi.org/10.1016/j.joep.2015.04.002

PONZO, M.; SCOPPA, V. Professors’ beauty, ability, and teaching evaluations in italy. B.E. Journal of Economic Analysis and Policy, v. 13, n. 2, p. 811–835, ago. 2013. https://doi.org/10.1515/bejeap-2012-0041

RUFFLE, B. J.; SHUTUDINER, Z. Are Good-Looking People More Employable? Management Science, v. 61, n. 8, p. 1760–1776, may 2014. https://doi.org/10.1287/mnsc.2014.1927

SALA, E.; TERRANEO, M.; LUCCHINI, M.; KNIES, G. Exploring the impact of male and female facial attractiveness on occupational prestige. Research in Social Stratification and Mobility, v. 31, n. 1, p. 69–81, mar. 2013. https://doi.org/10.1016/j.rssm.2012.10.003

Süssmuth, B. Beauty in the classroom: are German students less blinded? Putative pedagogical productivity due to professors’ pulchritude: peculiar or pervasive? Applied Economics, v. 38, n. 2, p. 231–238, sep. 2006. https://doi.org/10.1080/00036840500390296

TODOROV, A.; PAKRASHI, M.; OOSTERHOF, N. N. Evaluating Faces on Trustworthiness After Minimal Time Exposure. Social Cognition, v. 27, n. 6, p. 813–833, 2009. https://doi.org/10.1521/soco.2009.27.6.813

WILSON, R. K.; ECKEL, C. C. Judging a Book by its Cover: Beauty and Expectations in the Trust Game. Political Research Quarterly, v. 59, n. 2, p. 189–202, jun. 2006. https://doi.org/10.1177/106591290605900202

WOLBRING, T.; RIORDAN, P. How beauty works. Theoretical mechanisms and two empirical applications on students’ evaluation of teaching. Social Science Research, v. 57, p. 253–272, maio 2016.

https://doi.org/10.1016/j.ssresearch.2015.12.009

WONG, J. S.; PENNER, A. M. Gender and the returns to attractiveness. Research in Social Stratification and Mobility, v. 44, p. 113–123, jun. 2016. https://doi.org/10.1016/j.rssm.2016.04.002

Downloads

Publicado

2020-06-22

Como Citar

WOICIEKOVSKI, Edinéia; DUDEQUE PIANOVSKI VIEIRA, Alboni Marisa. A manifestação do “Prêmio de Beleza” na área de Ensino. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 200–213, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p200-213. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8912. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.