Educação Inclusiva de Pessoas com Deficiência no Brasil: construindo pontes entre discursos políticos e discursos teórico-curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp514-535

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Pessoas com deficiência. Discursos e práticas curriculares.

Resumo

A educação inclusiva da pessoa com deficiência no Brasil, embora se reconheça existir atenção política para esta problemática desde pelo menos a constituição de 1988, parece estar ainda longe de ser alcançada. Tem-se claro que a concretização da educação inclusiva requer a adoção de práticas curriculares flexíveis e diferenciadas que assegurem que todos os alunos possam conviver e aprender juntos. É neste âmbito que se situa o estudo que neste artigo se dá conta, cujo objetivo foi analisar proposições políticas e curriculares sobre Educação inclusiva no Brasil, problematizando possibilidades de concretização. Recorreu-se a análise documental da legislação brasileira e a artigos, com foco em práticas curriculares de inclusão, publicados na plataforma Scielo. Os resultados apontam para pontes ténues entre o discurso legal e discursos acadêmicos sobre práticas curriculares inclusivas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Tavares Duarte, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Psicologia pela FAFIRE e doutorado em Psicologia pela Universidade de Deusto - Bilbao - Espanha (2004). Pós doutorado em Educação Especial pela FPCEUP - Universidade do Porto - Portugal 2019.  Atualmente é professor Associada I da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste - Leciona as disciplinas de Educação Especial e Gênero e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Psicologia Cognitiva, Educação Escolar Indígena, Gênero, Diversidade e Inclusão Social e Direitos Humanos. Foi vice - Coordenadora da Licenciatura Intercultural Indígena, representante do Conselho da Licenciatura Intercultural Indígena , Coordenadora de área do Pibid Diversidade - Capes - subprojeto de Educação Inclusiva. Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Inclusão social e Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

FERNANDES, Preciosa; DUARTE, Ana Maria Tavares. Educação Inclusiva de Pessoas com Deficiência no Brasil: construindo pontes entre discursos políticos e discursos teórico-curriculares. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 514–535, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp514-535. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9766. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.