Formação docente e subjetividades errantes

uma vida docente para além das políticas da recognição

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18777

Parole chiave:

Formação docente, Subjetividade, Invenção, Corpo docente, Política da diferença

Abstract

O artigo visa a defender a docência como um processo de subjetivação contínua, para além de uma perspectiva normativa que circunscreve a formação aos anos de licenciatura. O texto inicia analisando os recentes dados divulgados pelo INEP em relação tanto ao Ensino Superior, quanto à Educação Básica. Tais dados trazem importantes levantamentos sobre o cenário brasileiro atual e apontam para perspectivas de futuro. Nota-se que há uma defasagem entre formação docente e matérias lecionadas, especialmente nos Anos Iniciais e nas matérias de filosofia e sociologia e que há, ainda, uma acentuada queda na procura dos jovens pelos cursos de licenciatura nas universidades brasileiras. Face ao cenário apresentado pelos dados, que aponta para o “risco de um apagão docente” (BOF ET AL, 2023), o presente artigo problematiza as políticas de formação docente à luz de dois modelos paradigmáticos, na forma de uma política da recognição e na forma de uma política da diferença. Afastando-se da tendência da política da recognição, eminentemente teleológica e moral, o presente artigo se debruça sobre a segunda forma política. O foco se desloca de uma perspectiva técnica-normativa para uma perspectiva inventiva, que concebe a docência como um contínuo processo de subjetivação. Algumas pistas para pensar e afirmar uma formação política outra são sugeridas. Trata-se, enfim, de transladar a questão de uma política de formação para uma formação política outra, tendo a errância como um elemento central, especialmente no que diz respeito aos processos subjetivos de um corpo intitulado docente.

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Biografie autore

Fabiana Fernandes Ribeiro Martins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Foi professora EBTT dedicação exclusiva do Colégio Pedro II entre 2016 e 2024 e Coordenadora Geral do Departamento de Educação Infantil da instituição entre 2022 e 2024. Atualmente, é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, infância, arqueologia do saber, pesquisa e conhecimento.

Walter Omar Kohan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Áreas principais de atuação: ensino de filosofia, filosofia da educação, filosofia antiga econtemporânea; professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq- 1C), Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ). Foi Presidente do Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com crianças (ICPIC), vice-coordenador do GT de Filosofia da Educação de ANPED e Coordenador do GT "Filosofar e ensinar a filosofar" da ANPOF. Publicou mais de 50 trabalhos em periódicos especializados em vários países e publicou ou organizou mais de 50 livros. Coordena desde 2007 o Projeto de Extensão em Escola Pública ("Em Caixas a Filosofia en-caixa?, UERJ/FAPERJ) e Projetos de Pesquisa Interinstitucionals junto a Universidades Nacionais e Internacionais. É orientador de monografia, mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas de ensino de filosofia, infância e filosofia da educação. 

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Pubblicato

2025-06-10

Come citare

MARTINS, Fabiana Fernandes Ribeiro; KOHAN, Walter Omar. Formação docente e subjetividades errantes: uma vida docente para além das políticas da recognição. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18777, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18777. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18777. Acesso em: 25 lug. 2025.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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