Práticas pedagógicas de docentes de Sociologia iniciantes na profissão
uma análise no contexto do Rio Grande do Sul (RS)
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18834Parole chiave:
Docentes de Sociologia, Professores(as) iniciantes, Práticas pedagógicas, Ensino de Sociologia, Educação BásicaAbstract
O objetivo do artigo é examinar e analisar como docentes de Sociologia iniciantes na profissão entendem as suas práticas pedagógicas, no contexto do estado do Rio Grande do Sul (RS). Para isso, utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa, através questionários exploratórios aplicados com quatro professores(as) que lecionam a disciplina de Sociologia na Educação Básica e possuem formação específica na área, localizados(as) em quatro macrorregiões do estado (metropolitana/leste, norte, noroeste, centro-oeste) e atuantes em diferentes redes de ensino. A partir dos relatos dos(as) docentes principiantes sobre suas práticas, examinamos o seu processo de elaboração, execução e avaliação, dialogando com três categorias analíticas: uma “sociologia viva”, uma “sociologia enciclopédica” e uma “sociologia opinativa”.
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