Práticas pedagógicas de docentes de Sociologia iniciantes na profissão

uma análise no contexto do Rio Grande do Sul (RS)

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18834

Parole chiave:

Docentes de Sociologia, Professores(as) iniciantes, Práticas pedagógicas, Ensino de Sociologia, Educação Básica

Abstract

O objetivo do artigo é examinar e analisar como docentes de Sociologia iniciantes na profissão entendem as suas práticas pedagógicas, no contexto do estado do Rio Grande do Sul (RS). Para isso, utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa, através questionários exploratórios aplicados com quatro professores(as) que lecionam a disciplina de Sociologia na Educação Básica e possuem formação específica na área, localizados(as) em quatro macrorregiões do estado (metropolitana/leste, norte, noroeste, centro-oeste) e atuantes em diferentes redes de ensino. A partir dos relatos dos(as) docentes principiantes sobre suas práticas, examinamos o seu processo de elaboração, execução e avaliação, dialogando com três categorias analíticas: uma “sociologia viva”, uma “sociologia enciclopédica” e uma “sociologia opinativa”.

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Biografie autore

Bernardo Mattes Caprara, UFRGS

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS.

Júlio Jardim Pinheiro, UFRGS

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Maria Imaculada(2021). Atualmente é PIBID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Sociologia. 

Giovana Raupp dos Santos, UFRGS

Graduada em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, estudante de Licenciatura em Ciências Sociais pela mesma Universidade.

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Pubblicato

2025-06-10

Come citare

CAPRARA, Bernardo Mattes; PINHEIRO, Júlio Jardim; SANTOS, Giovana Raupp dos. Práticas pedagógicas de docentes de Sociologia iniciantes na profissão: uma análise no contexto do Rio Grande do Sul (RS). Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18834, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18834. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18834. Acesso em: 24 lug. 2025.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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