O ônus da maternagem e os impactos na trajetória educacional e acadêmica das mulheres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp624-642

Palavras-chave:

Educação, Maternagem, Trajetória acadêmica.

Resumo

Considerando que a divisão sexual do trabalho, como consequência do
patriarcado, atribuiu às mulheres a função exclusiva do cuidado do lar e
dos filhos, sobrecarregando e limitando sua participação nos espaços
públicos, este trabalho investiga os impactos gerados pela maternagem
na trajetória educacional das mulheres. A partir do estudo foi possível
identificar que há maior vulnerabilidade social para assegurar o acesso,
a permanência e o bom desempenho na educação quando se trata de
mulheres mães negras e pobres. A relevância desse estudo reside em
visibilizar as dimensões dos óbices enfrentados pelas mulheres que são
mães e contribuir para elaboração de políticas de assistência estudantis
que visem combater a exclusão das mulheres das camadas mais
populares da sociedade na educação.

Biografia do Autor

Livia Maria Nascimento Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduada em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais (GEDHUF).

Cicera Nunes, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri e coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais – NEGRER/URCA/CNPq

Zuleide Fernandes de Queiroz, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Estudos Regionais, História da Educação e Políticas Educacionais – URCA/CNPq

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Publicado

10/12/2020

Como Citar

SILVA, L. M. N.; NUNES, C.; QUEIROZ, Z. F. de. O ônus da maternagem e os impactos na trajetória educacional e acadêmica das mulheres. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 624–642, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp624-642. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10047. Acesso em: 25 jun. 2022.

Edição

Seção

Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"

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