PSICOLOGIA E INCLUSÃO: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ESCOLA

Autores

  • Danielle Oliveira da Nóbrega UFAL
  • Larissa Ferreira Ferro UFAL
  • Lucas Costa Neves Rocha UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2015v7n13p71

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Pessoas com necessidades educacionais especiais, Psicologia Escolar/Educacional.

Resumo

O presente artigo discute o processo de inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais através de uma experiência oriunda do projeto de extensão “Psicologia e Inclusão: construindo possibilidades de atuação do psicólogo na escola”, ocorrido no segundo semestre de 2011. O projeto objetivou possibilitar o desenvolvimento de práticas que contribuíssem para a criação de um contexto escolar inclusivo, favorecendo a aquisição da leitura, e da escrita das habilidades motoras desses educandos,apartirda Psicologia Escolar/Educacional.A intervenção teve a participação de dois alunos: um do sexo masculino, 12 anos de idade, com Síndrome do X-frágil, e outra do sexo feminino, 16 anos, com Síndrome de Down, ambos do segundo ano do ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Larissa Ferreira Ferro, UFAL

Graduada em Psicologia pela UFAL campus Arapiraca.

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Publicado

2015-07-01

Como Citar

NÓBREGA, Danielle Oliveira da; FERRO, Larissa Ferreira; ROCHA, Lucas Costa Neves. PSICOLOGIA E INCLUSÃO: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ESCOLA. Debates em Educação, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 71, 2015. DOI: 10.28998/2175-6600.2015v7n13p71. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1117. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos

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