Educação financeira através da Metodologia Steam: inovações educacionais no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p864-882

Palavras-chave:

BNCC, Tecnologia, Planejamento financeiro

Resumo

A educação financeira possibilita, dentre outras competências, que as pessoas desenvolvam o consumo consciente e possam gerir melhor suas finanças. Considerando que os universitários estão na iminência do exercício profissional e do contato mais ativo com finanças pessoais, faz-se necessária a conscientização dos riscos e da necessidade de planejamento financeiro. Nesse sentido, uma intervenção foi realizada com uma amostra de estudantes de cursos de engenharia. Para tanto, realizou-se um minicurso através da metodologia STEAM que integra as áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Na ocasião, foram discutidos diversos conceitos da educação financeira a partir de um filme, bem como seus impactos para o empreendedorismo em engenharia. Ademais, foram diferenciados os tipos de juros e realizadas simulações nos aplicativos “Minhas Finanças” e “Calculadora do Cidadão”. Os participantes responderam a uma avaliação gamificada e demonstraram compreender a relevância da educação financeira para o futuro pessoal e profissional. Verificou-se que o método STEAM fora eficiente para o alcance dos objetivos propostos.A educação financeira possibilita, dentre outras competências, que as pessoas desenvolvam o consumo consciente e possam gerir melhor suas finanças. Considerando que os universitários estão na iminência do exercício profissional e do contato mais ativo com finanças pessoais, faz-se necessária a conscientização dos riscos e da necessidade de planejamento financeiro. Nesse sentido, uma intervenção foi realizada com uma amostra de estudantes de cursos de engenharia. Para tanto, realizou-se um minicurso através da metodologia STEAM que integra as áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Na ocasião, foram discutidos diversos conceitos da educação financeira a partir de um filme, bem como seus impactos para o empreendedorismo em engenharia. Ademais, foram diferenciados os tipos de juros e realizadas simulações nos aplicativos “Minhas Finanças” e “Calculadora do Cidadão”. Os participantes responderam a uma avaliação gamificada e demonstraram compreender a relevância da educação financeira para o futuro pessoal e profissional. Verificou-se que o método STEAM fora eficiente para o alcance dos objetivos propostos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Ferreira Ramos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Direito Previdenciário pela Faculdades Integradas de Patos (FIP) e em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduado em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, professor adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).

Downloads

Publicado

26/06/2021

Como Citar

RAMOS, M. do S. F.; LAVOR, O. P. Educação financeira através da Metodologia Steam: inovações educacionais no Ensino Superior. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 864–882, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p864-882. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11661. Acesso em: 23 set. 2021.

Edição

Seção

Dossiê "Múltiplas Perspectivas e Experiências no Ensino Remoto"