Entre paredes, jardins, solários e salas de atividades: há bebês e crianças por aqui!

a espacialização e institucionalização do viver na educação infantil

Autores

  • Jader Janer Moreira Lopes Universidade Federal de Juiz de ForaUniversidade Federal Fluminense
  • Silvia Helena Valentim
  • Thiago Bogossian University of Surrey

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p240-261

Palavras-chave:

Bebês e crianças, Vivências espaciais, Currículo e Educação infantil, Instituições

Resumo

A produção da modernidade ocidental, fruto de movimentos coloniais iniciados em fins do século XV, foi marcada por um conjunto de ações que desenhariam as relações geopolíticas do mundo contemporâneo. O domínio das relações territoriais e econômicas foi acompanhado de outros processos, muitas vezes negligenciados e esquecidos, como a colonização dos saberes, das rotinas, a institucionalização da vida e outros, que se convergiram na própria colonialidade do ser. Nesse movimento, a dimensão espacial foi uma das facetas fundamentais.  Com o objetivo de trazer reflexões que envolvem as relações das infâncias com o espaço institucionalizado, buscamos, com este artigo, contribuir com os debates que envolvem as questões curriculares para a Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Thiago Bogossian, University of Surrey

Professor assistente e candidato de Doutorado no Programa de Pos-Graduacao em Sociologia da Universidade de Surrey

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

LOPES, Jader Janer Moreira; VALENTIM, Silvia Helena; BOGOSSIAN, Thiago. Entre paredes, jardins, solários e salas de atividades: há bebês e crianças por aqui! a espacialização e institucionalização do viver na educação infantil. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. 240–261, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n33p240-261. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12570. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate

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