Leitura em voz alta como estímulo e facilitação para as narrações das crianças

Autores

  • Federico Batini Università degli Studi di Perugia

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p113-126

Palavras-chave:

Facilitar histórias, Leitura em voz alta, Empoderamento educacional por meio da leitura, Práticas de escuta, Histórias

Resumo

Qualquer iniciativa intencional que visa a possibilidade de dar espaço e prestar atenção às narrativas das crianças deve necessariamente ter em conta o tema da possibilidade. Na ausência de materiais suficientes para “pensar” e “contar”, as crianças, portadoras por definição doutros olhares, correm o risco de não poder aproveitar os espaços e as oportunidades que lhes são proporcionados para compartilhar as suas narrativas e autonarrativas. No que toca a esta problemática, a abordagem baseada na leitura em voz alta que aqui se apresenta, demonstrou ter um efeito benéfico dúplice: não só oferece e implementa um espaço para socializar narrativas, como também contribui para proporcionar a todas as crianças o material de construção dessas narrativas.

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Publicado

27/04/2022

Como Citar

BATINI, F. Leitura em voz alta como estímulo e facilitação para as narrações das crianças. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 113–126, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p113-126. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13288. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Infância, narrativa e educação: diálogos pela alteridade