A política de contratação de professores temporários em Mocajuba-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14072

Palavras-chave:

Política educacional, Contrato Temporário, Professores

Resumo

Objetiva-se analisar a política de contratação de professores temporários no município de Mocajuba-PA entre 2009 e 2021. Estudo de caso exploratório em abordagem qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante.  Os resultados das análises constataram que as contratações se baseiam em relações clientelistas, com a distribuição de cargos em troca de lealdade política. Foi observado, ainda, que os docentes não são protegidos pela legislação e sofrem com reiterados atrasos salariais.

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Biografia do Autor

Ariel Feldman, Universidade Federal do Pará

Mestre e Doutor em História. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) e da Faculdade de História do Tocantins (FACHTO), da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Municipal (GPEM).

Roberta Adriane Correa Martins, Universidade Federal do Pará

Discente do curso de licenciatura em História pela Universidade do Pará. 

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Publicado

2023-03-25

Como Citar

FELDMAN, Ariel; MARTINS, Roberta Adriane Correa. A política de contratação de professores temporários em Mocajuba-PA. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14072, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14072. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14072. Acesso em: 21 jul. 2024.

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