Estratégias de formação de crianças no campo – “O Agrinho”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p287-298

Palavras-chave:

Agrinho, Campo, Finalidades educativas

Resumo

Esse texto, tem como objetivo analisar ações educativas voltadas ao meio rural no Estado de Goiás.  Com base na análise do “Agrinho”, pretendemos analisar sobre o que esperam como formação de crianças? Em posse dessa questão, buscamos localizar o material do Agrinho para a leitura e localização de atividades formativas, contextualizamos as categorias de campo para entender o Senar, como agente educativo.

Referências

ALVES, Amone Inacia. Quem deu à luz: A CPT e a formação de trabalhadores rurais em Goiás. Tese de Doutorado defendida em 2010 no PPGE da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2010.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 10ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

________. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2004.

________. Razões Práticas: Sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

________. O campo científico. In ORTIZ, R. Pierre Bourdieu. Col. Grandes Cientistas sociais. São Paulo: Ática, 1983, p. 21-38.

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. Violência contra a Ocupação e a Posse 2017-2016. Disponível em < https://www.cptnacional.org.br/component/jdownloads/send/61-espaco-para-imprensa/14100-violencia-contra-a-ocupacao-e-a-posse-2017-2016-cpt-assessoria-de-comunicacao?Itemid=0>. Acesso em 22 jan. 2019;

Federação da Agricultura do Estado de Goiás – FAEG. Quem somos. Material disponível em https:// WWW.faeg.org.br. Dado acessado em: 12/05/2010.

LEAL, Cátia Regina Almeida. A. Arapuca Armada: ação coletiva e práticas educativas na modernização agrícola do Sudoeste Goiano. Tese defendida em 2006 no PPGE da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2006.

Projeto AGRINHO. O projeto Agrinho e você. Faeg. Goiânia, 2009.

_____, Live de premiação. Faeg, Goiânia, 2022. Acesso em: https://www.google.com/search?q=projeto+agrinho+goi%C3%A1s+imagens+de+premia%C3%A7%C3%A3o+2022&tbm=isch&ved=2ahUKEwjRtdCIiLX. Acessado em 27/09/2022.

Downloads

Publicado

23/12/2022

Como Citar

ALVES, A. Estratégias de formação de crianças no campo – “O Agrinho”. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 287–298, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p287-298. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14129. Acesso em: 26 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos