Recontextualização dos Princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola nas Pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15202

Palavras-chave:

Recontextualização, Educação Escolar Indígena, do Campo e Quilombola, Livro didático

Resumo

O texto resulta de uma pesquisa de doutorado, nele apresentamos um panorama da pesquisa em educação referente às temáticas: Recontextualização; Livro Didático (LD), Educação Escolar do campo, Indígena e Quilombola. As análises, por meio das Epistemologias do Sul, indicaram que as pesquisas sobre LD abordaram o seu uso nas disciplinas e/ou conteúdos. Já as que trataram da Recontextualização buscaram compreender como é praticada nas escolas. As que versaram sobre à Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola evidenciaram os silenciamentos e as resistências pelo reconhecimento, valorização e políticas específicas e diferenciadas.

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Biografia do Autor

Janssen Felipe da Silva, UFPE

Pedagogo pela FAFIRE (1995), Mestre (2001) e Doutor (2007) em Educação pela UFPE. Professor Associado do IV do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE nos Cursos de licenciatura em Pedagogia e Intercultural Indígena. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea do CAA. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Membro do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (Nupefec) do CAA. Pesquisador dos Grupos de Pesquisa: a) Ensino-Aprendizagem e Processos Educativos; b) Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Infoinclusão Docente GPEINFO; c) Formação de Professor e Profissionalização Docente. Coordena o Grupo de Estudo: Pós-Decoloniais e Teoria da Complexidade em Educação. Foi (2015-2022) Editor Chefe da Revista Interritórios. Ex-Coordenador do Instituto de Estudos da América Latina - UFPE. Foi (2009-2022) Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE) da UFPE . Orienta pesquisa com foco no Currículo, tratando da Educação das Relações Étnico-Raciais nos Territórios Campesinos, tendo como Abordagens Teórico-Metodológicas as Epistemologias do Sul, (em especial, os Estudos Pós-Coloniais e o Pensamento Decolonial) e a Teoria da Complexidade. ORCID http://orcid.org/0000-0001-8113-3478

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Publicado

2023-06-05

Como Citar

SANTOS, Aline Renata dos; SILVA, Janssen Felipe da. Recontextualização dos Princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola nas Pesquisas. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15202, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15202. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15202. Acesso em: 17 jun. 2024.

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