A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE NOVE ANOS EM UMA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Mary Ellen Fernanda Zanini Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus de Naviraí.
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus de Naviraí.

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2015v7n14p123

Palavras-chave:

Ensino Fundamental de Nove Anos, Políticas de Ampliação do Ensino Fundamental, Formação de Professores.

Resumo

Esse artigo relata encaminhamentos e resultados de uma pesquisa desenvolvida em ações durante o período do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/CPNV. O objetivo geral concerne em descrever a implantação do Ensino Fundamental de nove anos na Rede Municipal de Educação de Naviraí/MS sob a perspectiva de professores e dos responsáveis pela Gerência Municipal de Educação. Da análise dos dados, é possível concluirmos que o processo de implementação do ensino de nove anos careceu de uma formação em contexto dos professores o que agravou os problemas e conflitos decorrentes dos desafios postos ao trabalho pedagógico. Contudo, acreditamos com base nos resultados que é preciso criar um movimento que promova uma Pedagogia para Infância e que respeite as especificidades das crianças de 5 e 6 anos, sobretudo, os direitos fundamentais do acesso à ludicidade como forma de exploração dos conteúdos na escola dos anos iniciais.

Biografia do Autor

Mary Ellen Fernanda Zanini Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus de Naviraí.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Início da Docência e Ensino de Matemática - GEPIDEM/UFMS/CNPq.

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus de Naviraí.

Professor Assistente e Coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS Câmpus de Naviraí; Doutorando em Educação pela FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP; Mestre em Educação pela FCT/UNESP e Licenciado em Pedagogia, Habilitação para o Magistério da Educação Infantil, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS Câmpus de Três Lagoas.

Downloads

Publicado

22/12/2015

Como Citar

LOPES, M. E. F. Z.; CIRÍACO, K. T. A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE NOVE ANOS EM UMA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Debates em Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 123, 2015. DOI: 10.28998/2175-6600.2015v7n14p123. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1771. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)