Da licenciatura em pedagogia à indução na docência: contribuições do PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p289-311

Palavras-chave:

Formação de Professores. PIBID. Início da Docência.

Resumo

Relata-se resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender contribuições de um programa de iniciação à docência para a formação de professores no que tange ao modelo formativo proposto, bem como identificar aspectos deste para a superação das dificuldades no início da carreira. Para tanto, adotou-se uma análise comparativa das experiências de formação de duas professoras iniciantes, sendo uma egressa apenas da licenciatura em Pedagogia e a outra do PIBID, ambas da mesma instituição. Os dados foram coligidos a partir de entrevistas semiestruturadas com as docentes em atuação profissional no município de Naviraí, interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Da análise, conclui-se que a formação inicial parece cumprir um papel importante para o início da aprendizagem profissional e as ações do PIBID contribuíram para compreender a dinâmica do trabalho docente.

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, Campo Grande-MS.

Cristiana Mariano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus Naviraí.

Downloads

Publicado

18/08/2020

Como Citar

CIRÍACO, K. T.; MARIANO, C. Da licenciatura em pedagogia à indução na docência: contribuições do PIBID. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 289–311, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p289-311. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9951. Acesso em: 29 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)