A formação docente para as experiências com a ciência e a tecnologia na Educação Infantil em tempos pós-modernos

uma revisão de literatura

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17883

Parole chiave:

Formação docente, Experiências infantis, Revisão Sistemática de Literatura

Abstract

O objetivo deste artigo é realizar uma revisão de literatura de cunho bibliográfico e bibliométrico sobre as discussões em torno da formação de professores e professoras para o trabalho com a ciência e a tecnologia na educação infantil em tempos de pós-modernidade. Para isso, foram analisadas teses, dissertações e artigos científicos sobre essa temática no período de 2014 a 2024 por se tratar de um período em que houve a divulgação da BNCC, que passou a trazer o conceito de experiência para os bebês e para as crianças pequenas que convivem nas instituições infantis.  Após a seleção das pesquisas, esses trabalhos foram organizados e analisados de acordo com critérios de exclusão. Os dados bibliométricos mostram que há uma carência de pesquisas sobre a formação docente para as experiências infantis envolvendo a ciência e a tecnologia em tempos pós-modernos, o que podem provocar lacunas ao pensar nos desafios para a formação docente que os autores discutem na revisão bibliográfica como: a necessidade de colaborar com o fortalecimento da identidade do professor como mediador das experiências infantis, a importância de não perder o compromisso com a ética e com o rigor científico na construção dos conhecimentos docentes e o reconhecimento de que a formação docente precisa ter um caráter crítico e humanizador em suas práticas formativas, na tentativa de subverter a lógica pós-moderna. Muitos autores também apontam aspectos da pedagogia freireana, como a dialogicidade e o desenvolvimento do pensamento crítico como questões importantes para serem desenvolvidos na formação de professores da educação infantil.

Downloads

Biografie autore

Marta Silva Lima Mondini, UTFPR

Estuda Doutorado em Tecnologia (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É mestra pelo mesmo programa (2016) e graduada em Pedagogia (2000) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua como pedagoga e professora na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Possui experiência na área da Educação com destaque para a alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, organização do trabalho pedagógico e formação continuada de professores/ras. Tem interesse em discussões sobre tecnologia e educação, integração das tecnologias na prática pedagógica e no processo ensino - aprendizagem, educação infantil, políticas públicas educacionais, tecnologia e sociedade e formação de professores/ras.

Silvio Antonio Rodrigues Martins Jr, UTFPR

Doutorado em andamento em tecnologia e Sociedade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil. Mestrado em Educação.

Nestor Cortez Saavedra Filho, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Física pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Física pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Associado do Departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Formação Educacional, Científica e Tecnológica (PPGFCET - Ensino de Ciências e Matemática) e do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), da mesma universidade. Líder do Grupo Pesquisa: Interdisciplinaridade, Mediação Tecnológica e Educação para as Ciências da Natureza. Interesses de pesquisa: 1) Mediação Tecnológica no Ensino de Ciências; 2) Recursos Educacionais Abertos no Ensino de Ciências; 3) Sociologia do Conhecimento Científico (Science Studies) e o Ensino de Ciências; 4) Educação em Ciências no Antropoceno; 5) Mobilidade Urbana e suas relações com a Educação Básica; 6) Ensino de Física Moderna e Contemporânea.

Riferimenti bibliografici

BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Por Amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed. 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2013.

CURITIBA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba. Volume 2 – Educação Infantil. Curitiba, 2006.

DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2019.

DE MARCO, Marilete Terezinha e LIMA, Elieuza Aparecida de. Docência e formação continuada de professores na Educação Infantil. Revista Espacios. Vol. 38 . Ano 2017. Pág. 30.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2022.

GUIMARAES, Daniela Oliveira. Formação de professores de educação infantil e o PIBID. Cadernos de Pesquisa. 2019, v. 49, n. 174.

LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida, AMORIM, Ana Luisa Nogueira de e LOPES, Denise Maria de Carvalho. Formação de professores da Educação Infantil: experiências do curso de especialização em docência. Caderno Cedes, Campinas, v. 43, n. 119, p.119-129, Jan.-Abr., 2023

MANZINI, Leonardo Cappi. Escolarização, infância e pós-modernidade: pequenos recortes, grandes contribuições. Revista da Faculdade de Educação Ano V nº 7/8 (Jan./Dez. 2007).

MORO, Catarina; NUNES, Maria Fernanda Rezende. Educação Infantil, práticas educativas e formação de professores. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 174, p. 10-15, dez. 2019.

NASCIMENTO, Beatriz da Silva Faleiro do. (Boas) práticas na creche: miradas emergentes sobre a criança e a infância. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2017.

NÓBREGA, Gisllayne Rufino Souza da. O direito da criança à educação de qualidade: uma formação docente viabilizando a prática escolar com letramentos. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores, da Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021.

PALOS, Ana Cristina. Desafios da investigação com crianças na formação de professores: contributos da sociologia da infância. Revista Educação e Pesquisa., v. 44, dezembro de 2018.

ROCHA, Idnelma Lima da e PRADO, Edna Cristina do. Olhares sobre uma identidade em formação: O trabalho docente de professores atuantes na educação infantil universitária. Revista Acta Educ. 2021, vol.43.

SAMPAIO, R.F. e MANCINI, M.C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007.

SCHOCK, Indaia. A phronesis e os saberes docentes na práxis em educação infantil. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2022.

SOARES, Sandro Vieira, PICOLLI, Icaro Roberto Azevedo e CASAGRANDE, Jacir Leonir. Pesquisa bibliográfica, pesquisa bibliométrica, artigo de revisão e ensaio teórico. Revista ENSINO E PESQUISA. RIO DE JANEIRO, 2018.

SUÀREZ, Cecília Inés e Âmbar, Diana. Avaliação da Metodologia Docente na Formação de Professores de Educação Infantil: Uma Análise do Discurso. Revista Meta Avaliação, julho de 2022.

VIEIRA, Marle Aparecida Fidéles de Oliveira; CÔCO, Valdete. Educação Infantil do Campo e formação de Professores. Cad. Cedes, Campinas, v. 37, n. 103, pp.319-334, 2017.

Pubblicato

2025-05-28

Come citare

MONDINI, Marta Silva Lima; MARTINS JR, Silvio Antonio Rodrigues; SAAVEDRA FILHO, Nestor Cortez. A formação docente para as experiências com a ciência e a tecnologia na Educação Infantil em tempos pós-modernos: uma revisão de literatura. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e17883, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17883. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17883. Acesso em: 22 lug. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.