A formação docente para as experiências com a ciência e a tecnologia na Educação Infantil em tempos pós-modernos
uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17883Parole chiave:
Formação docente, Experiências infantis, Revisão Sistemática de LiteraturaAbstract
O objetivo deste artigo é realizar uma revisão de literatura de cunho bibliográfico e bibliométrico sobre as discussões em torno da formação de professores e professoras para o trabalho com a ciência e a tecnologia na educação infantil em tempos de pós-modernidade. Para isso, foram analisadas teses, dissertações e artigos científicos sobre essa temática no período de 2014 a 2024 por se tratar de um período em que houve a divulgação da BNCC, que passou a trazer o conceito de experiência para os bebês e para as crianças pequenas que convivem nas instituições infantis. Após a seleção das pesquisas, esses trabalhos foram organizados e analisados de acordo com critérios de exclusão. Os dados bibliométricos mostram que há uma carência de pesquisas sobre a formação docente para as experiências infantis envolvendo a ciência e a tecnologia em tempos pós-modernos, o que podem provocar lacunas ao pensar nos desafios para a formação docente que os autores discutem na revisão bibliográfica como: a necessidade de colaborar com o fortalecimento da identidade do professor como mediador das experiências infantis, a importância de não perder o compromisso com a ética e com o rigor científico na construção dos conhecimentos docentes e o reconhecimento de que a formação docente precisa ter um caráter crítico e humanizador em suas práticas formativas, na tentativa de subverter a lógica pós-moderna. Muitos autores também apontam aspectos da pedagogia freireana, como a dialogicidade e o desenvolvimento do pensamento crítico como questões importantes para serem desenvolvidos na formação de professores da educação infantil.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Por Amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed. 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2013.
CURITIBA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba. Volume 2 – Educação Infantil. Curitiba, 2006.
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2019.
DE MARCO, Marilete Terezinha e LIMA, Elieuza Aparecida de. Docência e formação continuada de professores na Educação Infantil. Revista Espacios. Vol. 38 . Ano 2017. Pág. 30.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2022.
GUIMARAES, Daniela Oliveira. Formação de professores de educação infantil e o PIBID. Cadernos de Pesquisa. 2019, v. 49, n. 174.
LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida, AMORIM, Ana Luisa Nogueira de e LOPES, Denise Maria de Carvalho. Formação de professores da Educação Infantil: experiências do curso de especialização em docência. Caderno Cedes, Campinas, v. 43, n. 119, p.119-129, Jan.-Abr., 2023
MANZINI, Leonardo Cappi. Escolarização, infância e pós-modernidade: pequenos recortes, grandes contribuições. Revista da Faculdade de Educação Ano V nº 7/8 (Jan./Dez. 2007).
MORO, Catarina; NUNES, Maria Fernanda Rezende. Educação Infantil, práticas educativas e formação de professores. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 174, p. 10-15, dez. 2019.
NASCIMENTO, Beatriz da Silva Faleiro do. (Boas) práticas na creche: miradas emergentes sobre a criança e a infância. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2017.
NÓBREGA, Gisllayne Rufino Souza da. O direito da criança à educação de qualidade: uma formação docente viabilizando a prática escolar com letramentos. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores, da Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021.
PALOS, Ana Cristina. Desafios da investigação com crianças na formação de professores: contributos da sociologia da infância. Revista Educação e Pesquisa., v. 44, dezembro de 2018.
ROCHA, Idnelma Lima da e PRADO, Edna Cristina do. Olhares sobre uma identidade em formação: O trabalho docente de professores atuantes na educação infantil universitária. Revista Acta Educ. 2021, vol.43.
SAMPAIO, R.F. e MANCINI, M.C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007.
SCHOCK, Indaia. A phronesis e os saberes docentes na práxis em educação infantil. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2022.
SOARES, Sandro Vieira, PICOLLI, Icaro Roberto Azevedo e CASAGRANDE, Jacir Leonir. Pesquisa bibliográfica, pesquisa bibliométrica, artigo de revisão e ensaio teórico. Revista ENSINO E PESQUISA. RIO DE JANEIRO, 2018.
SUÀREZ, Cecília Inés e Âmbar, Diana. Avaliação da Metodologia Docente na Formação de Professores de Educação Infantil: Uma Análise do Discurso. Revista Meta Avaliação, julho de 2022.
VIEIRA, Marle Aparecida Fidéles de Oliveira; CÔCO, Valdete. Educação Infantil do Campo e formação de Professores. Cad. Cedes, Campinas, v. 37, n. 103, pp.319-334, 2017.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Debates em Educação

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).