ENSINO COM PESQUISA NO NÍVEL SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NUM CURSO DE QUÍMICA-LICENCIATURA
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n17p79Palavras-chave:
Ensino com Pesquisa, Questionamento Reconstrutivo, Formação do Professor Crítico-Reflexivo.Resumo
Neste apresentamos um relato de experiência sobre o uso do Ensino com Pesquisa no Nível Superior. O uso dessa estratégia de ensino foi feito nas aulas de um Componente Curricular universitário que aborda os saberes científicos e escolares para a docência em Química na Educação Básica, sendo disciplina obrigatória no curso. As atividades realizaram-se no biênio 2012/2013, tendo como objetivo verificar se o Ensino com Pesquisa favorecia o processo de ensino-aprendizagem e contribuía para a formação do professor crítico-reflexivo. Aplicamos um questionário para levantar as concepções dos licenciandos, estimulamos pesquisas de textos sobre os conteúdos, questionários adaptados da Escala de Likert e um questionário final. Os resultados demonstraram que a metodologia de ensino articulado com pesquisa contribuiu significativamente para a formação do professor crítico-reflexivo, podendo ser utilizada como estratégia no processo de formação de professores de Química.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido o download e compartilhamento dos conteúdos licenciados desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao autor. Não podem ser feitas modificações e nem utilizar o conteúdo para fins comerciais.