ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE EQUIPES DOCENTES: UM ESTUDO DE CASO DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR DE UMA IPES NO CONTEXTO DA UAB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n19p34

Palavras-chave:

Acompanhamento, Monitoramento, Avaliação de equipes docentes de EAD.

Resumo

O artigo trata da verificação de estratégias e repertórios administrativos utilizados por gestores no acompanhamento e avaliação de docentes que atuam em cursos superiores de uma instituição pública de ensino superior no contexto da UAB. Foi utilizado o método de pesquisa  qualitativa, numa abordagem exploratória, de estudo de caso. Concluiu-se que os gestores analisados conhecem e utilizam repertórios da teoria administrativa, todavia, o fazem de modo flexível e pouco sistematizado, carecendo de instrumentalização que colabore para a harmonização dos objetivos educacionais relacionados à qualidade do serviço ofertado pela entidade.

Biografia do Autor

Liliane Cristine Moreira Valerio, UFAL

Liliane Cristine Moreira Valério é mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, especialista em Gestão Pública também pela Universidade Federal de Alagoas, especialista em Elaboração e Gestão de Projetos Sociais pela Universidade Tiradentes e bacharel em psicologia pela Universidade Federal de Alagoas. Foi Professora Pesquisadora da equipe multisciplinar da Coordenadoria Institucional de Educação à Distância da UFAL/UAB. Possui vasta experiência na coordenação e supervisão  de projetos públicos e privados vinculados a instituições do primeiro e terceiro setor. Atuou como Coordenadora Administrativa da Diretoria de Teatros de Alagoas, Supervisora Pedagógica da Escola de Governo do Estado de Alagoas e prestou serviços para a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas. Participou como assessora técnica de quatro edições da Bienal Internacional do Livro de Alagoas e atualmente é consultora da Parceria Ltda.

Cleide Jane Araújo Costa, UFAL/CEDU

Cleide Jane de Sá Araújo Costa é doutora em Educação pela Université de Provence Aix-Marseille I e em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas, mestra em psicologia pela Université de Provence Aix-Marseille I, bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba e licenciada em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é professora Associada I do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Programa Modelagem Computacional do Conhecimento  e Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Coordena e orienta pesquisa. Possui publicações nacionais e internacionais. 

Downloads

Publicado

20/12/2017

Como Citar

VALERIO, L. C. M.; COSTA, C. J. A. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE EQUIPES DOCENTES: UM ESTUDO DE CASO DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR DE UMA IPES NO CONTEXTO DA UAB. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 34, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n19p34. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3311. Acesso em: 23 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos