AS LETRAS NO BARRO: ENSAIOS SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR CAMPESINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p12

Palavras-chave:

Educação do campo. Leitura. Letramento literário.

Resumo

O trabalho versa sobre a formação do leitor nas escolas do campo e objetiva analisar o processo de formação dos leitores campesinos quanto à prática da leitura no Ensino Fundamental (anos iniciais). Assim, apresentamos uma pesquisa de caráter qualitativo, que utiliza como instrumentais o diário de campo e entrevista com dois docentes atuantes no Ensino Fundamental através de questionário semiestruturado e visita ao lócus da pesquisa. Compreendemos que, embora as condições sejam precárias e não haja relação direta entre a teoria e a prática dos entrevistados sobre a importância do letramento literário, é possível fomentar práticas educativas com vistas à progressão da formação de leitores do campo.

Biografia do Autor

Giovana Carla Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN.  Membro titular do Programa de Pós Graduação em Educação POSEDUC/UERN. Escritora. Atuante nos grupos de Pesquisa de Formação e profissionalização docente e Educação e Linguagens. giovana_melo@hotmail.com

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Publicado

30/08/2017

Como Citar

AMORIM, G. C.; ALMEIDA, L. T. de. AS LETRAS NO BARRO: ENSAIOS SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR CAMPESINO. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 12, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n18p12. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3386. Acesso em: 20 out. 2021.

Edição

Seção

Dossiê "A interface educação e linguagem: pesquisas em leitura, escrita e variação linguística"