DESAFIOS DE ENSINO DE QUALIDADE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p222

Palavras-chave:

Ensino de qualidade. Contexto da prática. Significados de qualidade.

Resumo

Este trabalho discute os desafios docentes na busca pela qualidade do ensino, buscando a compreensão dos diferentes sentidos construídos pelos professores em torno do significado de qualidade. A pesquisa foi realizada com professores do ensino básico da cidade de Mossoró-RN. Como referência utilizamos a ideia de ressignificação de qualidade proposta por Lopes (2012), Santos e Oliveira (2016), em diálogos com Laclau (2011) e em contraposição com as perspectivas de qualidade idealizada por Paro (2007) e Teixeira (2012). A partir da análise das falas de cinco professores, obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, além da análise de documentos curriculares utilizados na escola que defendem algumas perspectivas de qualidade, consideramos que o constituinte ‘ensino de qualidade’ assume diversos significados que envolvem influências e negociações de sentidos, construídos conforme os embates, interesses e lutas no contexto da prática. Entender as diferentes possibilidades de ensino de qualidade contribui para desmistificar uma ideia unitária do fenômeno, percebendo construções contextuais da escola, em busca de hegemonização de sentidos que satisfazem, mesmo que provisoriamente e em constante tensão, os interesses ali localizados.

Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, UERN

DOUTOR EM EDUCAÇÃO

Erivelton Nunes de Almeida, UFERSA

MESTRE EM EDUCAÇÃO

DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR

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Publicado

29/04/2018

Como Citar

SANTOS, J. M. C. T.; ALMEIDA, E. N. de. DESAFIOS DE ENSINO DE QUALIDADE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 222, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n20p222. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3469. Acesso em: 20 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos