A análise do conteúdo peixes em livros didáticos de ciências do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p01-21

Palavras-chave:

Ensino. Livro didático. Peixes.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi analisar o conteúdo peixes nos livros didáticos de ciências do 7º ano do ensino fundamental. Foram analisados dois exemplares (LD1 e LD2) das coleções didáticas a partir dos seguintes parâmetros: Conteúdo: aspectos teórico-metodológicos; Recursos visuais; e Atividade: aspectos pedagógico-metodológicos. As análises dos livros revelaram que o conteúdo apresentou enfoque científico com pouca possibilidade de contextualização e de relação com o cotidiano, além de apresentar imprecisões conceituais, distorções, uso de conceitos desatualizados e induções a preconceitos. Após a análise, de maneira geral, cada obra apresentou aspectos falhos em algum dos critérios analisados, porém não se caracterizam como extremamente graves e não comprometem a sua utilização.

Biografia do Autor

Obertal da Silva Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Departamento de Ciências Exatas e Naturais

Área de Ensino em Ciências

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Publicado

21/12/2018

Como Citar

NOVAIS, A. S.; ALMEIDA, O. da S.; MACIEL, C. M. R. R.; LEMOS, E. de S. A análise do conteúdo peixes em livros didáticos de ciências do Ensino Fundamental. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 01–21, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n22p01-21. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3819. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

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