Processo grupal, desenvolvimento humano e sexualidade na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p395-417

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-Cultural, Processo grupal, Desenvolvimento humano, Sexualidade.

Resumo

Este artigo apresenta questões relativa à educação científica e à atividade grupal ou coletiva, na perspectiva da psicologia histórico-cultural. Essa relação se dará a partir do tema sexualidade, importante no processo formativo de professores e alunos. Partimos da compreensão de que a sexualidade, apesar de sua base biológica, resulta das relações sociais, sendo expressão do processo histórico-cultural. Pesquisas vêm apontando as dificuldades que os educadores enfrentam para abordá-la e, por outro lado, mostram que os alunos, principalmente os que estão na adolescência e ensino médio, têm a necessidade de se apropriar do conhecimento científico e debater sobre o tema. Esperamos contribui para que tal apropriação possa proporcionar uma melhoria na prática educativa, enfatizando o papel da cooperação no processo de desenvolvimento e pela mediação do educador.

Biografia do Autor

Sueli Terezinha Ferrero Martin, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria;

Doutora em Psicologia Social, área Saúde Mental.

Alessandra dos Santos Santana, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Psicóloga, mestre em Educação para a Ciência.

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Publicado

06/04/2020

Como Citar

MARTIN, S. T. F.; SANTANA, A. dos S. Processo grupal, desenvolvimento humano e sexualidade na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 395–417, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p395-417. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7361. Acesso em: 27 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê “Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico cultural e ensino de ciências”