Potencialidades da Série de Tv Zoo para o ensino de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p685-702

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Narrativas Seriadas, Sequência Didática

Resumo

Este artigo objetivou analisar de que forma uma narrativa seriada pode figurar como eixo norteador na elaboração de sequências didáticas com conteúdos de Biologia. Para isso, foram discutidas diversas características quanto às possibilidades de adoção das narrativas seriadas como forma de potencializar o processo de Ensino de Biologia. A série de Tv Zoo foi escolhida como objeto de estudo graças ao seu diálogo com a Biologia, sendo investigada a partir da Análise Fílmico-Compreensiva da Narrativa Seriada. Em suma, além da concepção de uma sequência didática, foram apresentadas também as potencialidades de uma narrativa seriada para o Ensino da Biologia ao valorizar as subjetividades estudantis em detrimento da corriqueira abordagem conteudista presente no Ensino das Ciências.

Biografia do Autor

David Santana Lopes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Estudante de Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS)

Lynn Rosalina Gama Alves, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA

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Publicado

22/06/2020

Como Citar

LOPES, D. S.; ALVES, L. R. G. Potencialidades da Série de Tv Zoo para o ensino de Biologia. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 685–702, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p685-702. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8596. Acesso em: 6 dez. 2021.

Edição

Seção

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"