As potencialidades do brincar para o desenvolvimento das funções executivas na Primeira Infância
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p158-177Palavras-chave:
Funções executivas. Brincar. Primeira Infância. Educação Infantil.Resumo
O presente estudo, de natureza teórica e qualitativa, foi conduzido através de uma revisão de literatura em autores das áreas de Neurociências e Educação, objetivando apresentar fundamentos sobre as potencialidades do brincar para o desenvolvimento das funções executivas na Primeira Infância, bem como analisar o brincar enquanto direito de aprendizagem proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil (EI). Os resultados indicam que experiências e estimulações ofertadas através do brincar podem fomentar o processo de amadurecimento de funções executivas de forma lúdica na EI. Portanto, o brincar, enquanto ferramenta pedagógica pode promover diversificadas oportunidades de desenvolvimento neurobiológico infantil nos campos de experiência propostos pela BNCC.
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