Percepções discentes sobre o uso pedagógico de exergames: significados, motivações e limitações de sua incorporação na Educação Física Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p615-633

Palavras-chave:

Video game. Exergame. Educação Física Escolar. Cibercultura.

Resumo

A Pesquisa-Ação aqui sintetizada discute o uso pedagógico do video game com exergames (EXG) nas aulas de Educação Física Escolar (EFE). A partir da colaboração de 68 alunos de dois primeiros anos do ensino médio o estudo objetivou identificar e discutir: os significados atribuídos à aproximação EXG-EFE; os desdobramentos dessa imbricação na motivação e na aprendizagem; as limitações associadas. A experiência foi sinalizada pelos discentes como um encontro fértil entre as práticas da EFE e a cibercultura, consolidando maior participação nas aulas/aprendizagem e expansão das vivências corporais. As limitações foram associadas às restrições do tempo e espaço escolar para as práticas corporais e ações de intervenção da pesquisa, bem como ao desempenho dos consoles utilizados.

Biografia do Autor

Marcio Roberto de Lima, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), especializado em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduado em Engenharia Elétrica pela UFSJ. É professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei em seu Departamento de Ciências da Educação (Deced), atuando na formação de professores para a educação básica e, também, no do Programa de Pós-graduação Processos Socioeducativos e Praticas Escolares (Mestrado em Educação). Tem como áreas de interesse e atuação: - Educação e cibercultura; - Relações entre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a formação de professores; - Imbricação das TDIC às práticas pedagógicas; - Uso de jogos eletrônicos na educação; - Processos de ensino e aprendizagem baseados no uso de linguagens de programação de computadores.

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Publicado

22/06/2020

Como Citar

LIMA, M. R. de. Percepções discentes sobre o uso pedagógico de exergames: significados, motivações e limitações de sua incorporação na Educação Física Escolar. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 615–633, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p615-633. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8952. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"