A Sociologia das Conflitualidades na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p232-244

Palavras-chave:

ensino de sociologia, sociologia das conflitualidades, formação de professores.

Resumo

O presente trabalho busca compreender a relevância da temática da violência nos currículos do ensino de sociologia, voltados para a Educação Básica. Através da realização do Minicurso: Sociologia das Conflitualidades na Educação Básica, destinado à formação continuada de professores de Sociologia da Educação Básica da Rede Pública de Florianópolis, Santa Catarina, procura-se analisar, fundamentando-se teoricamente em estudos da sociologia da violência, a centralidade dessa questão no ensino de sociologia contemporâneo. No minicurso, buscou-se se debruçar sobre estudos sociológicos da violência, do gênero e da sexualidade, do racismo e dos direitos humanos, com vistas às reflexões e trocas de experiências sobre didáticas, metodologias e tecnologias para a abordagem desses temas. As dificuldades e estratégias narradas pelos professores, no trato da questão da violência, assim como seus entendimentos sobre a necessidade de maior aprofundamento de conhecimentos a ela relativos, encaminham à conclusão de que o ensino de sociologia se vê cada vez mais comprometido com a abordagem dessas temáticas, visto o caráter multifacetário e urgente com o qual ela emerge nas instituições escolares. 

Biografia do Autor

Rosimeri Aquino da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio pós-doutoral em Sociologai Política pela Universidade Fedederal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora da Faculdade de Educaçãod a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS).

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pesquisador do CNPq.

Downloads

Publicado

18/08/2020

Como Citar

SILVA, R. A. da; OLIVEIRA, A. A Sociologia das Conflitualidades na Educação Básica. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 232–244, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p232-244. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9058. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)