Revisitando a historiografia africana: subsídios para a disciplina História da África nas licenciaturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p265-288

Palavras-chave:

Historiografia africana. Ensino de História. Lei 10.639/2003

Resumo

O presente texto tem como objeto uma breve revisão bibliográfica da historiografia africana. Esse exercício se justifica, na medida em que, nos deparamos com o desafio de investigar a disciplina História da África dos cursos de licenciatura em História do Centro-Oeste, e precisamos de um parâmetro responder qual “História da África” é reproduzida nesses cursos. A obra referência no Brasil sobre a História da África, ainda é a monumental Coleção História da África, organizada pela Organização das Unidas para Educação Ciência e Cultura – (UNESCO), publicada originalmente da década de 1980, entretanto a coleção completa só foi disponibilizada no Brasil, em Língua Portuguesa em 2010, pelo Ministério da Educação – MEC, no âmbito das Políticas de Ações Afirmativas/Valorativas para Promoção da Igualdade Racial, implementadas a partir dos 2000.            Além dos capítulos 1, 2, 3 do volume I, da obra supracitada busquei em pesquisadores africanos, Cheikh Anta Diop, Joseph Ki-Zerbo, Valentim Yves Mudimbe, Achille Mbembe, Djibril Samb, Maodo, Gueye, Thierno Mouctar Bah, Kwame Anthony Appiah, Amadou Hampe Bá, elementos para compreender a Historiografia Africana e, assim responder uma das questões que norteiam a pesquisa, qual seja, o alinhamento teórico das disciplinas objeto da investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Santos Diallo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Pós-Doutora em Educação – Área de Concentração Educação Social na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal (UFMS/CPAN). Doutora em História - Ensino da História da África (UFGD-2017), Mestre em Educação - Políticas Públicas para Educação (UNISUL/2005), licenciada em História e Pedagogia. Professora colaboradora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS desde 2009. Organizadora e autora do livro História da África Múltiplas Aprendizagens. Pesquisadora da Cátedra Unesco/UFGD. Vice-líder Grupo Gepegre. Área de Pesquisa Ensino e História da África, Educação das Relações Étnico-Raciais e Política Pública em Educação

Claudia Araújo de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz (2014), Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz (2004), possui graduação em Pedagogia. Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/Campus do Pantanal - Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Políticas Públicas, Direitos Humanos, Gênero, Vulnerabilidades e Violências – NEPI/PANTANAL/Brasil. Área de Ensino e Pesquisa: Educação Social, Metodologias da Pesquisa Social, Direitos Humanos, Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem, Educação e Diversidade, Gênero e Sexualidade, Violência contra Crianças e Adolescentes, Violência contra Mulheres e Estudos sobre Feminicídio.

 

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

DIALLO, Cintia Santos; LIMA, Claudia Araújo de. Revisitando a historiografia africana: subsídios para a disciplina História da África nas licenciaturas. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 265–288, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p265-288. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9644. Acesso em: 21 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.