Currículo e Arte: perspectivas e (im)possibilidades nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp473-490

Palavras-chave:

Currículo. Arte. Anos iniciais do Ensino Fundamental.

Resumo

Reflete junto à arte e ao currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca das suas (im)possibilidades. Para isso, considera a legislação educacional e suas relações com as tendências educacionais e as abordagens teórico-metodológicas, quando destaca o período entre a década de setenta e a instauração da Base Nacional Comum Curricular. A partir de então, problematiza as modificações curriculares, sobretudo do componente curricular arte, e as formas de subjetivação intentadas durante o referido período. Dessa forma, pensa o currículo como linguagem, com natureza discursiva, e a arte como potência do pensar e do viver. Junto ao currículo e à arte, destaca a importância da alteridade para os anos iniciais do Ensino Fundamental, para o espaçotempo escolar.

Biografia do Autor

Fernanda Maria Santos Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestra em Educação Contemporânea - Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco/Campus Acadêmico do Agreste. Membro do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais e professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Toritama-PE. 

Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre e doutora (2008) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professora Associada II do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc).É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea-PPGEDUC/Campus Agreste.

Downloads

Publicado

10/12/2020

Como Citar

ALBUQUERQUE, F. M. S.; SALLES, C. G. N. L. de. Currículo e Arte: perspectivas e (im)possibilidades nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 473–490, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp473-490. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9695. Acesso em: 20 out. 2021.

Edição

Seção

Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"