Leitura e leitores na Educação Infantil: as histórias em quadrinhos e a apropriação do ato de ler
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp116-131Palavras-chave:
Educação Infantil, Cultura Escrita, Formação da criança leitora, Ato de ler, Histórias em quadrinhos.Resumo
O objetivo deste artigo é abordar alguns importantes aspectos sobre o ensino do ato de ler na escola e suas implicações para a formação da criança leitora, compreendendo o ato de ler como um ato cultural e historicamente constituído. Para tanto, busca discutir a inserção da criança no mundo da cultura escrita, especificamente sobre situações de leitura do gênero discursivo histórias em quadrinhos na Educação Infantil com crianças de 5 e 6 anos, compreendendo-o como um gênero literário e rompendo com a restrição da leitura deste gênero somente a partir do Ensino Fundamental. Os apontamentos argumentativos apresentados se fundamentam no arcabouço teórico científico da escola de Vygotsky e na perspectiva do Círculo de Bakhtin.
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