Estratégia de ensino baseada no uso de tecnologias para sensibilização sobre a inclusão de surdos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p178-198Palavras-chave:
Surdez, inclusão, sensibilizaçãoResumo
A comunicação é uma ferramenta essencial para a assistência em enfermagem, entretanto os surdos enfrentam dificuldades na busca por informações e atendimento em saúde. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma estratégia para sensibilização dos discentes do curso de Enfermagem sobre a inclusão de surdos no atendimento em saúde. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, descritiva e observacional, realizada com alunos da Universidade Federal Fluminense, em Niterói na qual os alunos desenvolveram aplicativos para apoiar o atendimento dos surdos. A análise da estratégia foi feita pela aplicação de um questionário com perguntas sobre a percepção dos alunos em relação a cultura surda, inclusão e a opinião deles após a atividade. Participaram 53 alunos que desenvolveram 14 aplicativos. Dentre estes, 42 alunos responderam o questionário ao final, e mostraram opinião positiva sobre a estratégia. Este estudo evidenciou que a maioria dos alunos não sabe Libras e não se sente preparado para assistir um paciente surdo em sua futura atuação profissional. Em contrapartida, observou-se a relevância da estratégia na mudança da percepção, levando os estudantes a se sentirem sensibilizados e motivados para a busca pela capacitação necessária para inclusão deste público no atendimento em saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido o download e compartilhamento dos conteúdos licenciados desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao autor. Não podem ser feitas modificações e nem utilizar o conteúdo para fins comerciais.