Práticas de História e Cultura Afro-brasileira e Africana em escolas públicas do Acre
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp408-430Palavras-chave:
Racismo e educação. Currículo e relações raciais. Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.Resumo
Esse trabalho originou-se de uma pesquisa que indagava como as escolas da rede pública de Rio Branco-AC têm incluído o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (EHCAA) em suas práticas. O estudo utilizou-se da abordagem qualitativa e teve como técnicas a pesquisa documental e a realização de grupos focais com professores e gestores de quatro escolas. Os resultados evidenciaram como as escolas se posicionam em relação ao EHCAA, e demonstraram o empenho de muitos desses agentes em cumprir as determinações, por mais que isto, às vezes, ocorra de forma pouco sistematizada ou que expresse a leitura pessoal que fazem sobre o EHCAA. Usando argumentos como o de que esse era “um trabalho que a escola já fazia”, alguns dos colaboradores da pesquisa consideram que não seria necessário se instituir a Lei 10.639. Daí porque suas práticas com relação ao ensino da História da África e dos Afro-Brasileiros pouco se modificaram a partir da instituição da Lei e com as orientações oriundas das suas Diretrizes.Downloads
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